fazer pesquisa no bd para inserir dados
Pessoal to com uma pequena duvida mas não to conseguindo resolver me umas dicas.tenho q fazer um bloqueio de inserção de dados numa tabelaex:Tenho a tabela aluno onde o Codigo é matricula:atributos da tabela alunomatriculaalunoTenho uma tabela chamado responsavel:atributos da tabela responsavelcod_respresponsavelmatricula ( que é referente a tabela aluno ou seja a matricula do aluno)A condição q tenho q impor é para a tabela responsavel só pode ter um registro para cada matricula.ex:tabela alunomatricula = 1aluno= MarcioTabela responsavelcod_resp= 1responsavel = joãomatricula = 1Só pode inserir um responsavel para essa matricula, se tentar inserir outro volta a mensagem ( dados já cadastrados pra essa matricula)alguem pode me da umas dicas de como fazer isso?fiz isso mas não funcionou[$sql1= "select matricula from responsavelwhere matricula = $ matricula";$rs=executaquery($sql1);wilhe ( $linha=mysql_fetch_array($rs)){$matricula=$linha[" matricula"];if ($matricula == true){echo" dados já cadastrado pra essa matricula";}elseif ($matricula == false){sql ="insert into responsavel (responsavel, matricula)values (".$responsavel.",".$matricula.")";$rs=executaquery($sql);]Aí galera é +- issoQualquer ajuda é bem vinda, (tenho alguns sistema quando vao inserir cliente por exemplo verifica se o cpf já existe no BD se ja existe não permite iserir um outro cliente com mesmo cpf, e +- isso q preciso se alguem tiver o script pra me mandar agradeço
Discussão (1)
Carregando comentários...