[Mini-Guia] DVD para iniciantes
Guia Rápido do DVDComo muita gente ainda pergunta sobre DVDs e etc, resolvi criar este quick help (que eu realmente espero facilitar o começo do processo pra muita gente).Padrão de cor (leia observação ao final do post):- oficialmente o Brasil utiliza o PAL-M, mas em televisores da década de 1990 já eram comuns os que aceitavam padrão americano/japonês - NTSC. Atualmente não é difícil encontrar aparelhos que aceitem também o padrão europeu - PAL. Note que o uso de um sistema de cor em um aparelho de TV não compatível normalmente resulta em imagens preto&branco e às vezes uma distorção de imagem - justificada pela diferença de freqüência (NTSC - 60Hz e PAL - 50Hz).Taxa de frames:- um filme normalmente apresenta a taxa de 23fps (quadros por segundo), mas em vídeos NTSC isso é convertido para 29,97fps - então lembre-se de usar um conversor de frames diferente caso você fique com vídeos sem sincronia.Qualidade:- tanto a qualidade de imagem de vídeo como a qualidade de áudio é definida pela taxa de bits (bitrate), de modo simples, maior a taxa de bits = maior qualidade. Existe a CBR - taxa constante; e a VBR - taxa variável que se ajusta às necessidades do arquivo (bom para momentos que você precisa de uma qualidade geral boa, mas tem pouco espaço de armazenamento), um porém fica em relação ao tempo de codificação, que chega a ser mais que o dobro de uma codificação em CBR. Em geral, DVDs "de loja" apresentam (aproximadamente) o vídeo com 8000kbps e áudio com 256kbps em AC3.Formatos:- apesar de (em teoria) poder utilizar diversos formatos para se criar um DVD, um disco padrão utiliza os seguintes formatos para áudio: AC3, MP2 e Linear PCM; e para vídeo utiliza-se o MPEG-2. AC3 é o "Dolby Digital"; MP2 (também chamado de Musicam) é o MPEG Audio Layer II (normalmente DVDs domésticos usam este formato, mas eu nunca encontrei um DVD "de loja" com este formato de áudio) e Linear PCM é um áudio sem compressão - pouco sei sobre este formato, além de que ele suporta até 7 canais de áudio e é praticamente o WAV disfarçado - muito raro em DVDs ocidentais, este formato é quase obrigatório em DVDs de shows japoneses (mas devido a restrições de espaço em disco, ele sempre é estéreo) e atualmente é o formato usado em filmes gravados em Blu-Ray.Legendas:As legendas do DVD são na verdade imagens e não textos como a grande maioria pensa. Existem inúmeros detalhes (chatos!) sobre legendas, que incluem timing, tamanho, fonte, diferenças, modos de se criar e eu prefiro pular isso. Pegue a sua legenda e converta para o formato utilizado pelo software de autoração que você usa. Só deixo a recomendação de usar legenda branca com um leve contorno preto. Nota: caso você esbarre na internet com o termo Hard Subtitles e Soft subtitles, a primeira são as legendas fixas - como as de VHS - e a segunda são legendas opcionais - como as de DVD.(Como um amigo perguntou, vou deixar o padrão que eu uso: Verdana com tamanho entre 18 e 24)Montando um DVD:Em linhas gerais, para montar seu DVD, você precisa de um software que faça a autoração do disco, o vídeo em MPEG-2, o áudio no formato que você quiser, as legendas prontas e a idéia pro seu menu. Existem programas que convertem diretamente o AVI para um DVD pronto, mas todos os que eu testei são programas muito pesados e lentos, além de resultarem em um DVD simples e limitados demais. Lembre-se que o DVD bonito e bem feito não é aquele que tem menus animados e inúmeros efeitos de transição, mas sim aquele DVD que tem uma navegação inteligente e que não canse que for assistir. Note que não é exigido um menu para que o DVD possa rodar.Passando de VHS para DVD:O jeito mais simples de se fazer isso é tendo um videocassete e um gravador de DVD de mesa, mas você também pode optar pelo caminho tortuoso da placa de captura no PC hehehe. Evite capturar o vídeo em AVI sem compressão - meia hora de vídeo sem compressão equivale a gigantescos 4GB. Lembre-se que uma fita VHS não tem uma qualidade de imagem boa, então não espere milagres do seu vídeo convertido para DVD, já que na grande maioria dos casos a imagem piora um pouco (na teoria uma fita VHS tem uma resolução aproximada de 320x240 enquanto DVD tem 720x480).Softwares que eu uso:- TMPGEnc Xpress 4 - download pago- DVDLab Pro 2 - shareware- Subtitle Tool - freeware- SubStation Alpha - freeware- Subtitle Workshop - freeware- Virtual Dub Mod + plugin para legendas em .ssa - freeware- Windows Movie Maker 2 - freeware (usuários de Windows XP com Service Pack 2)- HeadAC3 - freeware- BeSweet + BeSweet GUI - freeware- NeroBurning ROM 7 - shareware- DVD Decrypter - freeware- SmartRipper - freeware (precisa que você atualize os drivers ASPI)- Photoshop CS2 - download pago- DVD Identifier - freeware- VOBEdit - freewareObservações:Chamaram a minha atenção para o termo "autoração". Àqueles que desconhecem o significado, é um estrangeirismo para "authoring" que no caso significa 'reunir, criar, editar, formatar e codificar o material para a produção de um DVD-Video'.Também me apontaram que no caso de TVs com entrada de vídeo para o tipo componente, não há problemas em relação à videos PAL/NTSC e que ambos são reconhecidos. Obs: somente no caso de você estar usando o cabo componete para fazer as ligações. VOB NÃO é um formato de vídeo, de forma mais vaga o VOB é uma espécie de pacote de arquivos que incluem o vídeo, as legendas e o áudio. Limita-se a 0.99GB por arquivo (provavelmente porque muita gente ainda usava o padrão FAT32 que limitava os arquivos a no máximo 4GB) e o seu "index" de arquivos está contido no .IFO. Então para você extrair quaisquer arquivos dos VOBs, é necessário um programa que reconheça o IFO para então extrair o que você precisar (como o VOBEdit).-edição 1-Chamaram a minha atenção para o termo "autoração". Àqueles que desconhecem o significado, é um estrangeirismo para "authoring" que no caso significa 'reunir, criar, editar, formatar e codificar o material para a produção de um DVD-Video'.Também me apontaram que no caso de TVs com entrada de vídeo para o tipo componente, não há problemas em relação à videos PAL/NTSC e que ambos são reconhecidos. Obs: somente no caso de você estar usando o cabo componete para fazer as ligações.-edição 2-Peço desculpas pela informação errônea a respeito do cabo componente - ela é verdadeira no caso de consoles (PlayStation2, XBOX, XBOX360, Nintendo GameCube etc) ao rodarem um game europeu numa TV NTSC mas é falsa em relação aos DVDs de vídeo. Para que você possa rodar um DVD PAL em casa, é necessário apenas que você tenha um DVD Player que aceite o formato europeu (mesmo que sua TV aceite apenas sinais PAL-M e NTSC). Acabei descobrindo isso quando li que meu novo gravador da Philips aceita DVDs NTSC e PAL - ao realizar um teste com um DVD europeu ele rodou normalmente e em cores, mas em outros DVD Players eu simplesmente recebia a mensagem de disco incompatível. Eu pesquisei um pouco mas nada achei a respeito do porquê disto e tampouco o que realmente torna o sinal de 50Hz do sistema PAL do sinal de 60Hz do sistema NTSC quando tratamos de vídeo digital (e não 'analógica')Dúvidas, curiosidade e etc postem aqui, ok?
Discussão (13)
Carregando comentários...