DBListbox dentro de um CreateMessageDialog
Olá pessoal, estou com a seguinte duvida:
to tentando colocar um lisrbox dentro de um messagedlg(ou createmessagedialog, pois não sei muito bem qual a diferença),
pois quero que, no meu projeto, quando o usuario clicar no botão "Verificar disponibilidade de livro" o mesmo faça aparecer um messagedlg com um list box, dizendo se os livros estão disponiveis e quais estão disponiveis, informando tambem a edição destes!
Colocar o listbox dentro do createmessagedialog, até consegui, copiando um codigo de um site, agora, como que eu coloco tambem um TAdoconnection, um TDatasource e um TAdoquery nesse messagedlg? minha principal divuda é essa!
O codigo esta ai embaixo do message dialog que estou usando:
//procedure do click do botao2procedure TTRetirada.Button2Click(Sender: TObject);var AMsgDialog: TForm; ACheckBox: TCheckBox; ACheckBox2:TCheckBox; Alistbox:TListbox; ACheckBox4:TCheckBox;begin AMsgDialog := CreateMessageDialog('Veja a disponibilidade abaixo', mtinformation, [mbOk]); ACheckBox := TCheckBox.Create(AMsgDialog); Acheckbox2:= TCheckBox.Create(AMsgDialog); Alistbox:= TListbox.Create(AMsgDialog);//é correto esto que fiz abaixo?? adoconnection2:=TAdoconnection.Create(aMsgDialog); datasource1:=TDataSource.Create(amsgdialog); adoquery1:=TAdoquery.Create(AmsgDialog); with AMsgDialog do try Caption := ''; Height := 190; width:=525; with adoquery1 do begin close; sql.Clear; sql.Add('select nome from livros'); open;//é nesse comando abaixo que da problema! while not adoquery1.eof do begin alistbox.items.add(adoquery1.FieldByName('nome').asString); adoquery1.next; end; end; { } with Alistbox do begin Parent := AMsgDialog; Caption := 'Disponibilidade de livro.'; Top := 50; Left := 8; Width := 500; end; if (ShowModal = ID_OK) then begin if ACheckBox.Checked then begin // faz alguma coisa end else begin //...faz alguma coisa end; if acheckbox2.Checked then begin end; end; finally Free; end;
Quando executo aparece uma mensagem de erro dizendo:
"missing connetion or connectionString."
Agradeço desde já a ajuda.
valeu.
Discussão (1)
Carregando comentários...