Melhor maneira de relacionamento
Caros,
bom dia!
Estou aqui desenvolvendo um sistema de certificação, no sistema, tenho uma parte que é o cadastro dos itens para a empresa entregar e ser certificada, aqui esta a questão, gostaria de uma melhor prática para modelar estes dados no banco de dados.
Por exemplo, estou com duas idéias em mente:
1. Prática
tb_categoriasid_categoria tipo_empresa1 Embalagem de Alcool2 Embalagem de Fósforotb_certificacao_itensid_item id_categoria nome_item1 1 "Contrato devidamente assinado."2 1 "Segunda via do contrato social assinado"3 1 "Cópia do relatório"4 2 "Cópia do relatório"
Bom, na pratica de número 1, temos um id da tabela(id_iten) e um id de categoria para as empresas cadastradas nesta e logo mais temos o nome_item que corresponde o que a empresa terá que entregar para se certificar, porém aqui no nome_item a repetição é constante dos itens.
2. Prática
tb_categoriasid_categoria tipo_empresa1 Embalagem de Alcool2 Embalagem de Fósforotb_itensid_item nome_item1 "Contrato devidamente assinado."2 "Segunda via do contrato social assinado"3 "Cópia do relatório"tb_categoria_x_tb_itensid_rel id_categoria id_item1 1 12 1 23 2 14 2 3
Aqui temos a tabela de categorias, o tb_itens.nome_item não vão se repetir, e no meu select vou usar três tabelas ao inves de duas.
Bom, na opinião de vocês, qual seria a melhor prática?!
Abraços a todos e um bom trabalho,
Léo
Discussão (2)
Carregando comentários...