6ª Aula
Fala galera beleza?
Hoje falaremos sobre interpolação de movimento!
Interpolação de movimento significa dar movimento a um objeto.
Quando fiz meu primeiro curso de flash básico meu professor falava que 50% do flash era interpolação de movimento e os outros 50% era interpolação de forma.
Hoje descordo totalmente...
Acho que o flash é baseado em 100% de criatividade.
Vamos lá!
Vamos dar movimento para um quadrado, o conceito usado vai ser o mesmo sempre, porém vai variar da criatividade e necessidade de cada um...
No frame 1 do documento, faça um quadrado, e alinhe-o ao topo esquerdo.
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://www.rodrigocastro.org/aulas/6/img1.jpg&key=ecdef28037dddf51438b3840151b78256a722772c260e665e752fa81a14a2af5" alt="Imagem Postada" />
Vá até o quadro 20 e aperte F6 no teclado.
Você verá que o flash inserirá um quadro de chave (Keyframe), quando você faz isso significa que no quadro 1 ele estava na posição X e no quadro 20 ele poderá estar na posição Y.
Então no quadro 20 movimente-o de lugar com auxilio do mouse ou do teclado
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://www.rodrigocastro.org/aulas/6/img2.jpg&key=b5a1bdc828caac86aad9abeee6fcfee3f71c4ce88cf5def06b71e9d279c68773" alt="Imagem Postada" />
Aperte o “Enter” para ver o que acontecerá.
Você vai ter dois momentos do objeto, o primeiro ele vai estar no topo esquerdo e o segundo momento onde você o movimentou.
Certo, mas então vamos criar a trajetória do objeto, o caminho dele mesmo, pois ai você só deu o ponto de partida e o ponto de chegada.
Clique com o botão direito no frame 1 e escolha a opção “Creat Motion Tween”.
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://www.rodrigocastro.org/aulas/6/img3.jpg&key=dc0bbcb5b8eb4c49762833987fb0fd03665c0c7e05f787e93acb87c15f9b62b5" alt="Imagem Postada" />
Agora aperte o “Enter”.
Você verá que o flash gerou a trajetória completa do objeto.
Se quiser dar mais passos ao objeto, continuar a animação é só seguir o mesmo conceito. No quadro 40 você aperte o F6, muda o destino final do objeto, e no quadro 20 você Clica com o botão direito no frame e escolha a opção “Creat Motion Tween”.
Para regular sua animação, ou seja deixa-la mais rápida, ou mais devagar, você tem uma conta simples para fazer.
Como vimos em aulas passadas, que tem como você mudar o número de frames por segundo no flash.
Ou seja significa quantos frames da animação o flash vai fazer por segundo.
Quanto mais frames por segundo a animação fica mais rápida.
Eu vario meus arquivos sempre em 20 ou 30 frames por segundo.
Então sempre quanto mais frames na minha animação, mais lenta ela fica e quanto menos mais rápida ela fica.
Um objeto para ter interpolação de movimento tem que estar agrupado sempre.
Bom não tem muito mais o que fazer sobre interpolação de movimento, poderíamos falar sobre ease e etc, mas ficaria muito maçante e esse não é nosso foco principal do curso ao longo dele vamos acabar vendo, mas queria só mostrar para você o que é a interpolação de movimento mesmo.
Vamos a um exercício!
Quero ver quem entendeu mesmo...
Faça um documento e poste aqui o arquivo com um quadrado no frame 1 no topo esquerdo, no frame 30 no topo direito, no frame 90 no rodapé direito, no frame 120 no rodapé esquerdo e no frame 150 do topo esquerdo, e dê a animação inteira uma interpolação de movimento!
Abraços e quero ver todos fazendo hein!
Até semana que vem e qualquer coisa me falem que sempre to de olho nas aulas!!!
Discussão (25)
Carregando comentários...