Salvar valor em um campo ou calcular via SQL?
Boa tarde, pessoal.
Resolvi abrir este tópico só para tirar uma dúvida. Por exemplo, em um sistema de controle de estoque. Tenho a tabela de produtos, movimentações (que salva se a movimentação é de entrada ou saída) e a tabela de itens da movimentação.
Na tabela de produtos salvo o código e a descrição do produto, na de movimentações salvo o código, data/hora e tipo e na tabela de itens de movimentação salvo o código (id), o código do produto, o código da movimentação e a qtde de itens.
A dúvida é a seguinte: para eu exibir na tela a quantidade em estoque de determinado produto seria melhor eu ir salvando essa quantidade na tabela de produtos (campo ESTOQUEATUAL) ou eu mostrar o valor vindo de uma consulta SQL, que retornaria a quantidade de itens movimentados em movimentações do tipo E (entrada) menos a quantidade em movimentações do tipo S (saída)?
Algumas pessoas me disseram que calcular por SQL pesa no sistema, pois o banco pode ter muitas movimentações. Outras me dizem que ir salvando a quantidade em estoque no banco dá mais trabalho, pois a cada movimentação de entrada ou saída eu teria que alterar o estoque atual. O que acham?
Discussão (2)
Carregando comentários...