Desenho à mão
Desenho à Mão. Alguns fatores determinantes.
Percebo que o assunto: Desenhar manualmente, melhora ou não o 3D. Tras muita polêmica, pois não é
requerimento essencial, mas quem tem o dominio pleno de tal arte consegue manipular muito bem
seus trabalhos com pixels.
Vamos a algumas considerações importantes:
Você já deve ter ouvido falar sobre Storyboard, Arte conceitual e outros termos relacionados principalmente a produção de animações. Esse tipo de produção exige muita pré-visualização,mas isso pode ser aplicado em imagens estáticas também, já pensou poder analisar o design de um personagem antes mesmo de começar a criar o modelo.
Ficaria muito mais fácil não é?
Essa é a maior vantagem de utilizar o desenho tradicional! Você pode avaliar um modelo 3d, ilustração ou composição final de um trabalho antes de sentar na frente do computador e começar a produzir.
Mas e para aprender a desenhar bem? Tem algum truque? Macete? A melhor e creio eu que unica forma de realizar bons desenhos é sem duvida desenhando, parece estranho mas o desenho é algo que nasce com a gente alguns dominam melhor por que treinam
com frequência suas técnicas.
Começar com desenho de figuras geometricas, perspectiva, dar luz e sombra em bolas, por exemplo, avançar com desenhos de observação, inverter a posição de tal desenho tudo isso vai dando uma concepção muito vasta
de espaço.
Temos também a disposição em qualquer livraria, diversos tipos de livros com estudos prático e teoricos da arte do desenho, a maioria deles a preços acessiveis a todos, vale a pena investir um pouco nisso pois como vimos melhora sua criatividade e diminui tempo como evitar o ''refazer'' sucessivo de trabalhos.
aqui vai alguns comentarios de usuarios do forum e de pessoas da area:
"intão...saber desenhar bem, com detalhes etc...te da uma noção de como fazer seu personagem, pois colocará de referencia e isso, pra mim, em desenhos de máximo detalhe é importante para se orientar do que irá fazer".
ocara¬¬
"ele ajuda em sua criatividade pois c você já tiver um desenho do q você fará será bem mais rápido de desenvolver seu trabalho".
João Paulo, Nuclear Arts Aquitetura e Design
"Sempre ajuda. Pq o cara pode desenhar os personagens antes de passar pro 3d, oque na minha opiniao ajuda muito na hora de modelar. Mas nao é tudo tambem naum... acho que uma questao de costume, cada um tem o seu. Eu mesmo naum sei desenhar nadinha. HEHE"
dracom
"Sim, O desenho manual é bastante importante para desenvolver qualquer projeto no pc, seja ele simples ou composto,desenvolve o raciocínio do modelador, na ideia do que será o projeto, na metodologia do mesmo, ou seja, serve como auxílio , significa uma "pre-modelagem", porém nem sempre o que foi exposto no papel será integralmente o que irá ser modelado"
Kleber Tarcísio
Vou deixar algumas fontes para quem esta interessado em começar a desenhar o quanto antes.
Central de quadrinhos -> http://www.centraldequadrinhos.com/v4/Por%...nicas/index.htm
Nesse sítio você vai encontrar vários tutoriais e exercicios para desenho a mão livre, direcionados para a área de quadrinhos.
Prancheta.com -> http://www.prancheta.com/
Aqui também existem tutoriais sobre ilustração e desenho para quadrinhos.
Tutoriais em inglês -> http://www.art-wow.com/drawing/drawingTutorials.cfm
Finalizando nosso trabalho aqui, podemos nos considerar privilegiados por fazermos parte da familia iMaster, pois aqui temos as melhores equipes, não precisamos ir muito longe quando se trata de desenho manual, temos uma seção do forum cujo frequento não tanto quanto gostaria, chamada Desenho à mão & Teoria da Arte os profissionais que lá nos ajudam são de uma capacidade incrivel, podemos tirar duvidas, acompanhar cursos e tutoriais.
Para os menos ''Praticantes'' desse tipo de arte como eu, aconselho, mergulhar fundo nisto, pois vale muito a pena.
Considerações:
Gostaria de agradecer a colaboração dos meus amigos e iMaster aqui na construção desta materia:
o cara¬¬
dracom
Kleber
João.
e me disculpar com meu caro amigo Pantoja que também iria contribuir para a formação de tal material mas creio eu devido a pouco tempo disponivel não pode me entregar. Aguardo que poste seu comentario aqui e caso queira eu edito no post principal.
Falou Pessoal, Até a proxima.
Discussão (5)
Carregando comentários...