2 sql em um list menu
Não estou conseguindo resolver essa questão, não sei nem o título do tópico está correto.. antecipadamente peço desculpas se não estiver.. fiz uma pesquisa pelo forum e testei várias soluções mas nada que se aproximasse à minha necessidade..
bem, explicando:
- A empresa tem, atualmente, duas Divisões (áreas/setores) e são ministrados vários cursos divididos por estas divisões.
Ex1:
Divisão1:
- Curso a;
- Curso b;
- Curso c;
Divisão2:
- Curso x;
- Curso y;
- Curso z;
Crie, na área administrativa do site, um sisteminha para cadastramento destas divisões (tabela cursos_divisao) e, obviamente, cadastramento de cada curso em sua respectiva divisão (tabela cursos). Até aqui tudo ok.. tudo funcionando. O curso é cadastrado na tabela cursos com o id da respectiva divisão.
Preciso fazer agora a edição de determinado curso. Faço uma listagem dos cursos cadastrados e clico no link editar de determinado curso.. abre a página cursos_editar.php onde me é mostrada as informações. Tudo beleza até aqui, apenas um dos itens que eu não estou conseguindo mostrar corretamente - ou melhor - da maneira que eu quero... é a divisão a qual o curso pertence.. como ela está em outra tabela estou fazendo assim, que obviamente está errado:
if (isset($_GET['cod'])) // pego o código do link
{
$id = $_GET['cod'];
$resultado = mysql_query("SELECT * FROM cursos WHERE id_curso = $id"); // verifico a tabela curso
$r = mysql_fetch_array($resultado);
?>
<form name="form1" method="post" action="cursos_editar.php">
<table width="95%" border="0" cellpadding="2" cellspacing="0">
<tr>
<td valign="top"><div align="right"><strong>Divisão:</strong></div></td>
<td valign="top">
<?= $r['divisao'] ?><br> // este echo coloquei só pra saber se estava vindo o id da divisão corretament - e está
<select name='divisao'> // inicio o list menu das divisões
<?php
$div = $_GET['divisao']; // [color="#FF0000"]aqui começa minha dificuldade[/color]
$buscadivisao = mysql_query("SELECT * FROM cursos_divisao WHERE id_cursodivisao = $div"); // [color="#FF0000"]teoricamente eu busco aqui na tabela das divisões qual divisão aquela curso pertence[/color]
$r2 = mysql_fetch_array($buscadivisao);
?>
<option value="<?= $r2['id_cursodivisao'] ?>"><?= $r2['nome_cursodivisao'] ?></option> // [color="#FF0000"]coloco aqui a divisão do curso[/color]
<?php
$sql = "SELECT * FROM cursos_divisao"; // agora faço a consulta das divisões existentes
$dados = mysql_query($sql);while ($linha=mysql_fetch_array($dados)) {
$nome_cursodivisao = $linha["nome_cursodivisao"];
$id_cursodivisao = $linha["id_cursodivisao"];
echo "<option value='$id_cursodivisao' >$nome_cursodivisao</option>"; // e incluo no list menu todas as divisões
}
?>
</select>
- a divisão a qual o curso pertence está sendo mostrada corretamente, vide <?= $r['divisao'] ?>;
- a lista das divisões estão aparecendo corretamente no list menu;
- NÃO aparece nada na primeira opção do listmenu onde deveria ser mostrada a divisão do curso. Não aparece porquê, obviamente, está errada, a consulta $buscadivisao deve estar retornando vazia.
alguém pode me ajudar e/ou melhorar esse código?
Obrigado
Discussão (4)
Carregando comentários...