Análise de diferentes linguagens dinâmicas e banco de dados
Uma dúvida que estou a certo tempo é sobre o tipo de linguagem dinâmica e o tipo do banco de dados que devo utilizar no início de um projeto, de acordo com as necessidades e investimentos disponíveis.
- Mas hoje, para um projeto grande e com um amplo valor para investimento, qual linguagem dinâmica e banco de dados é aconselhável utilizar?
- E uma pergunta semelhante, mas voltada ao profissional que deseja focar na área de desenvolvimento on-line é:
Qual o tipo de linguagem dinâmica e o tipo do banco de dados que é aconselhável um desenvolvedor que já tem conhecimentos em linguagens básicas como asp e php, além de banco de dados tradicionais como o MySQL e SQL Server, iniciar os estudos, por ser uma linguagem completa, arrojada, que seja muito aplicável em grandes projetos e com grande capital de investimento?
Eu estou postando em PHP pois é uma das poucas linguagens que eu tenho maior familiaridade, mas tenho quase certeza que não será essa a indicada. Além disso também não conheço nem de nome muitas linguagens dinâmicas, mas já houve vários comentários que ouvi do tipo:
ASP -> linguagem dinâmica ultrapassada por não receber mais suporte oficial, mas é possível desenvolver bons sistemas dinâmicos e continua entre as mais populares da Internet pela sua facilidade e valor (com servidores a custos acessíveis).
PHP -> uma das linguagens mais populares da Internet, com amplo suporte (apesar de não ser concentrado em um único lugar), com muitas aplicações bases, classes e funções já desenvolvidas, exemplos, tutorias e outros materiais encontrados facilmente, simples de se aprender, custos extremamente baixos e com profissionais pouco valorizados no mercado de trabalho (até mesmo pela sua facilidade e baixo custo). E com exemplos de grandes e famosos sistemas como Wordpress e Wikipedia.
ASP.Net -> Uma grande evolução do ASP, com um código superior ao php, profissionais sendo bem valorizados em plataforma .Net em geral, com certa dificuldade para o aprendizado, mas com grande agilidade no desenvolvimento, aproveitando melhor o código já utilizado.
Java -> É o que mais ouvi dizer ser o top de linha no desenvolvimento, com profissionais mais valorizados, complexo para aprender (bem mais difícil que asp, php), necessitando altos investimentos.
Uma vez li uma frase (em algum fórum, não me lembro se foi aqui mesmo) que resumiria parte dessas linguagens:
PHP é como modelar uma argila, além de ser barata você tem facilidade em fazer a forma e tem um bom resultado ao final, já o Java é como lapidar um cristal, que é muito complexo para se fazer qualquer forma devido sua estrutura rígida, mas o resultado final é o melhor, apesar de sua matéria-prima ser bem cara.
Recentemente, devido ao BlogBlogs conheci o Ruby on Rails, mas me parecer ser tão básica como o PHP, estou certo?
Enfim, gostaria de saber se esses comentários são verdadeiros, se há alguma linguagem superior ao Java, ou alguma outra linguagem que seja muito boa que eu não conheço ou esqueci de citar?
Esse tópico já está bem grande, mas sobre banco de dados gostaria de saber as mesmas perguntas iniciais (qual o indicado para grandes projetos e para profissionais que pretendem se dedicar nessa área).
Pelo que conheço de DB:
Txt, doc, excel, Access -> banco de dados em arquivo, para sites extremamente pequenos;
MySQL -> Fácil, simples, barato, funcional para aplicações grandes que não necessitam de consultas complexas;
SQL Server -> Estilo MySQL, um pouco mais caro e suporta consultas mais complexas;
Oracle -> Caro e arrojado para consultas altamente complexas;
E outros que só conheço de nome, também fico curioso se há algum muito bom que eu não conheço?
Enfim, gostaria de ouvir opiniões e justificativas de porque essa e não aquela. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif
Discussão (3)
Carregando comentários...