Models no ZF
Eu li o livro do Flávio Lisboa e só vi um tipo de referencia sobre utilizacao dos Models, onde dentro de cada model ele carrega so o nome da tabela do banco
gostaria de saber o q mais pode ser utilizando dentro do Model, eu vi os relacionamentos, achei muito fera.
Li também sobre validacoes e filtros no livro do Flávio (cap 11), mas ele cria arquivos separados (os filtros: filter1.php, filter2.php, etc) em uma nova pasta da aplicacao (Filer). Queria saber se nao tem como essas validacoes e filtros ficarem ou serem usadas nos Models como no rails, acho muito melhor de entender e dar manutençao, por exemplo:
No Rails
//verifica qtos caracteres tem o campo username, sendo no minimo 6 e no max 20
validates_length_of :username, :within => 6..20, :too_short => '<b>User Name</b> must have between 6 and 20 characteres', :too_long => '<b>User Name</b> must have between 6 and 20 characteres'
//verifica se username ja existe no banco
validates_uniqueness_of :username, :message => 'The informed <b>User Name</b> is already registered'
//valida email e se existe (lógico ^^)
validates_format_of :email, :with => /^([^@\s]+)@((?:[-a-z0-9]+\.)+[a-z]{2,})$/i, :message => 'Please, type a valid <b>Email</b>'
//verifica se o cara selecionou o sexo dele
validates_presence_of :gender, :message => 'Please, select your <b>Gender</b>'
vlw
Discussão (15)
Carregando comentários...