[Resolvido] Nível de usuário (avançado)
Pessoal...
estou fazendo um painel de controle com nível de usuário, mas no decorrer dos testes encontrei um problema de como conseguir a situação que vou descrever abaixo.
Tenho um arquivo index.php e neste arquivo ele chama 3 includes
|-- include MENU Admin
|-- include MENU Geral
|-- pagina conteúdo (essa pagina é chamada por um scrip que pega a variável da url através do Get)
Ok até ai tudo bem, tenho tudo pronto, cadastro, login, validação e tudo mais.... e funcionando perfeitamente.
No banco tenho para cada usuário 3 opções de nivel
|-- 1 sem acesso
|-- 2 acesso geral
|-- 3 administrador
De acordo com oq eles sao cadastrados no banco o meu arquivo de validação verifica se ele pode ou nao acessar as paginas restritas... e se nao puder retorna o erro direitinho.
Antes de comentar o problema quero esclarecer que de todos os posts/tutoriais/matérias/manuais de como fazer um sistema de cadastro de usuário, nenhum aborda esse método. Alias de todos que eu vi é praticamente o que eu uso no meu sistema.
Bom, a situação é a seguinte.
|-- O usuário loga -> verifica login, senha e nivel -> cria a sessão -> e é enviado para a pagina de destino
|-- a pagina de destino contem um include com o arquivo valida.php
|-- a validação é feita de acordo com a sessões criadas (login, senha e nivel)
Como dito, tenho dois menus (administrador) e ( geral).
|-- o menu administrador leva a paginas com validação de nivel 3. Ou seja, se ele nao tem o nivel ele recebe uma mensagem e é obrigado a retornar a pagina anterior.
| - o menu geral leva a paginas com validação nivel 2. e ai você ja sabem o que acontece.
MEU GRANDE PROBLEMA:
A situação é colocar uma validação/script ou qualquer coisa que, quando eu logar e se eu for um usuario de nível 2, não visualize o menu de Administração. Ou até mesmo que, cada nível, veja somente o que corresponde ao seu nível.
Lembrando que é a mesma pagina... Porque? Pq o sistema vai incorporar inúmeros usuários e cada um terá um nível diferente. E eu nao quero ter que ficar criando uma validação pra cada nivel q eu criar ou paginas de referencia.
Eu tentei colocar a validação que uso para os paginas nos proprios menus. Entretanto ela retorna o erro que foi programado para informar caso o nivel nao seja aquele que ele pede. E ao invés de eu ter um menu e outro oculto, tenho um menu e uma mensagem de erro bem grande.
Resumindo.
1 pagina --> 2 menus --> usuário visualiza somente o menu correspondente ao seu nivel --> o outro menu fica oculto.
--------------------------
Alguém pode ajudar?
Gostaria de ideias de como fazer... o que utilizar...
Se alguem tiver um código parecido que usou em um sistema semelhante, tbm ajuda... eu tento adequar ao que eu quero.
Vlw
Discussão (3)
Carregando comentários...