Relacionamento com formas de contatos
Fala Galera,
Estou fazendo um pequeno sistema de gestão interna.
Tenho uma tabela de Clientes que controlam exclusivamente os dados institucionais e únicos da empresa (Razão Social, CNPJ, etc). Imagino que até aí tdo bem...
Preciso que cada CLIENTE tenha quantos CONTATOS (Pessoas que contactamos dentro da empresa), TELEFONES e E-MAILS forem necessários.
E que cada CONTATO também tenha quantos TELEFONES e E-MAILS forem necessários.
A minha dúvida é, qual seria a melhor forma de modelar esta estrutura?
Primeira opção:
table_clientes // Todos os clientetable_contatos // Todos os contatos (FK para table_clientes)table_telefones // Todos os telefonestable_emails // Todos os e-mailstable_rel_tel_cliente // Relaciona os telefones com os clientes (FK p/ table_clientes e table_telefones)table_rel_tel_contato // Relaciona os telefones com os contatos (FK p/ table_contatos e table_telefones)table_rel_email_cliente // Relaciona os emails com os clientes (FK p/ table_clientes e table_emails)table_rel_email_contato // Relaciona os emails com os contatos (FK p/ table_contatos e table_emails)
Segunda opção:
table_clientes // Todos os clientetable_contatos // Todos os contatos (FK para table_clientes)table_telefones_clientes // Todos os telefones de clientes (FK para table_clientes)table_emails_clientes // Todos os e-mails de clientes (FK para table_clientes)table_telefones_contatos // Todos os telefones de contatos (FK para table_contatos)table_emails_contatos // Todos os e-mails de contatos (FK para table_contatos)
Existe alguma forma mais correta de fazer isto?
Abraços e vlw pela atenção!
Discussão (7)
Carregando comentários...