Perda de pacotes em rede: Possível curto-circuito na placa-mãe
Caros colegas,
Antes de chegar à pergunta, vou descrever exatamente o problema, as verificações e testes realizados.
Descrevendo o problema:
O computador do meu primo não está acessando a Internet compartilhada. Mandei um PING com o parâmetro "-t" para o roteador (que fica a uns 80 metros do local e está conectado em um switch) e verifiquei que ocorrem perdas de pacotes freqüentemente. Vale ressaltar que não é perda total, muitos pacotes são respondidos e alguns se perdem.
Verificações realizadas:
- Verifiquei se o driver da placa de rede não está corrompido. O driver está ok;
- O Windows XP identifica que o cabo está conectado e ainda recebe endereço IP do DHCP.
Testes realizados:
- Troquei de porta no switch o cabo que vem da casa do meu primo. O problema continuou;
- Levei meu notebook e pluguei o mesmo cabo que o computador do meu primo usa, mandei um PING com o parâmetro "-t" para o mesmo roteador, as perdas de pacotes não ocorrem e o acesso à Internet é realizado normalmente;
- Apenas para confirmação, pluguei um switch com um cabo de um 1,5 mt no computador do meu primo e efetuei o mesmo teste, onde ocorreu o mesmo problema de perdas de pacotes;
- Instalei outra placa de rede e desabilitei a placa anterior (on-board) no setup. O problema continuou;
- Última instância: reinstalei o Windows, refazendo as partições. O problema continuou.
Informações relevantes:
- Segundo informações do meu primo, o problema começou depois que um raio caiu nas proximidades de sua residência;
- A esposa do meu primo informou que ouviu um estalo na caixa de som do computador no momento em que o raio caiu;
- Dois dias depois do aparecimento do problema com a rede, a placa de som (on-board) não funcionou mais (mesmo com a reinstalação do Windows e dos drivers);
- Foi constatado que o problema no computador do meu primo ocorre após um determinado tempo, depois que o computador é ligado. Ou seja, nos primeiros 5 a 10 minutos o acesso à Internet e os testes de PING estão Ok, depois que os componentes "esquentam", começa o problema.
Agora vem algumas perguntas:
Será que existe algum curto-circuito na placa-mãe, interferindo nas funções de rede?
Existe e/ou alguém me recomenda um utilitário de análise e diagnóstico dos componentes da placa-mãe?
Alguém já passou por um problemas destes?
Meus palpites se esgotaram e não sei mais o que fazer. Não quero orientar meu primo a comprar outra placa sem antes pedir opinião de outros colegas experientes.
Discussão (10)
Carregando comentários...