Instalando DirectX atualizado...
Bom dia. Antes de mostrar o passo a passo, vamos ao Cenário.
Ontem, depois de ter de reiniciar o notebook no botão umas 5 vezes de tão pesado que o Windows Vista estava, decidi passar fogo e instalar o XP SP3.
Depois de instalado e os programas mais importantes instalados, fui atualizar o DirectX que, pelo CD de instalação do Windows, ainda era aversão 8.1.
Fui no site da Micro$oft baixei a nova versão (9.28.1886) de Fevereiro de 2010 e instalei. O instalador nem chegou a copiar os arquivos e finalizou, avisando para ler o log de erro em C:\WINDOWS\Logs.
Pois bem, no log, tirando as definições técnicas, mencionava diversas vezes a ausência do arquivo dxupdate.cpp que é instalado por alguma atualização do próprio DirectX e, por algum motivo, na minha recém instalada cópia do XP SP3 ele estava ausente.
Já que o instalador não foi competente para me ajudar recorri ao Oráculo. E eis a solução:
Requerimentos
-
DirectX Eradicator 2.0Excelente ferramenta que remove tudo do DirectX 2.0 pra frente. Link indiretoda Softpedia pois, aparentemente, o site do autor "sumiu".
- CD de instalação do XPNecessário para restauração completa do DirectX. Pode ser o próprio CD que você instalou, mesmo que haja suspeita de estar corrompido.
-
DirectX RuntimeLink indireto para o instalador mais atualizado possível. Hoje é a versão 9.28.1886.
Mais uma vez, uma gambiarra da Micro$oft. Esse link te redireciona para a página "oficial" do DirectX.
Nela você clica em Latest DirectX Downloads for Gamers para ser redirecionado à todas as versões do DirectX existentes.
Essa "lista" pode ser identificada na URL por ProductID que pode ou não mudar a cada atualização.
Finalmente, clique no DirectX Redist que tiver a data mais avançada. Hoje, February 2010.
Daí é só baixar normalmente.
Atenção! Não faça a mesma besteira que eu fiz ao baixar, por engano (será?) a versão "for Software Developers" que não tem o arquivo de instalação dxsetup.exe.
Passo a passo
- Execute o DirectX Eradicator 2.0 e confirme no aviso de ser perigoso remover o DirectX.
Se houver um Firewall no computador, garanta completo acesso ao aplicativo.
- Terminado os procedimentos, clique OK para reiniciar.
- Após reiniciado haverá no Desktop um atalho criado pelo aplicativo. Nesse ponto o Direct Já nem existe mais na sua máquina.
Tanto é verdade que ao executar o dxdiag (Ferramenta de Diagnóstico do DirectX) ele não será encontrado.
- Coloque o CD do XP SP3 (ou o correspondente à sua instalação) e clique duas vezes sobre o atalho.
Vale a mesma consideração a respeito do Firewall feita acima. Quando solicitado reinicie.
- Reiniciado, rode o dxdiag pelo Executar e veja a versão do DirectX instalada. Pra mim me é mostrado 8.1.
- Execute o instalador atualizado do DirectX normalmente e extraia os arquivos em alguma pasta. Rode o dxsetup.exe.
Agora o erro desaparece e a instalação prossegue com sucesso, copiando os arquivos necessários.
Observação Importante
Mesmo ao executar o dxdiag novamente a versão mostrada ainda será 8.1.
Se estiver em dúvida se a versão mais recente foi realmente instalada, acesse apasta do sistema (C:\WINDOWS\system32) e tecle d3 (seguida e rapidamente) para "pular" direto à porção do Windows Explorer em que os arquivos do DirectX se encontram agrupadamente "jogados" <_<
Desça um pouco a tela até encontram diversos arquivos DLL iniciados com d3dx9 e veja se eles estão em seqüência, sem nenhum número faltando. Pra mim, nesta instalação, tenho:
-
d3dx9_24.dll até o d3dx9_42.dllCorrespondente ao DirectX 9
-
d3dx10_33.dll até o d3dx10_42.dllCorrespondente ao DirectX 10
-
d3dx11_42.dllCorrespondente ao DirectX 11
Existem outras dezenas de arquivos referentes ao DirectX como os iniciados por D3D. Mas osprincipais são esses.
Espero que ajude alguém, assim como ajudou a mim.
Discussão (5)
Carregando comentários...