Ajax History
Bom dia/tarde/noite galera, beleza?
Para quem não entendeu o título, a parada é simples: quando uma página é carregada com Ajax, in natura mode nada é feito para controlar a URL porque essa tarefa não parece ser fácil. É por isso que eu vou postar um script que eu peguei de um website do qual eu não me lembro porque não tem nenhuma informação de copyright. Vamos lá:
As funções foram feitas em jQuery então o código é menor, porém é necessário referenciar a biblioteca (baixe no site a última versão).
Explicando o funcionamento
Quando a página é carregada, a primeira função checkURL() é ativada para verificar o hash da URL (aquela informação que fica junta à cerquilha). Se ela não existir, o conteúdo default é carregado normalmente. Se existir, a cerquilha é removida e alguma DIV carrega o conteúdo de acordo com o nome desse hash, exemplo:
O conteúdo default aparece.
http://www.meusite.com.br/#pagina1
pagina1.(extensão) é carregada
Simples, não?
O jQuery tem framework para trabalhar com Ajax, então o entendimento do código ficará mais fácil:
var default_content = ""; // conteúdo padrão (é melhor não mexer)
var pageContent = "#pageContent"; // elemento onde o conteúdo será carregado
var loading = "#loading"; // elemento que contém a mensagem de carregamento
$(document).ready(function () {
checkURL(); // checa se a URL contém hash
$('a').click(function (e) {
checkURL(this.hash);
});
default_content = $(pageContent).html();
setInterval("checkURL()", 250);
});
var lasturl = "";
function checkURL(hash) {
if (!hash) {
hash = window.location.hash;
}
if (hash != lasturl) {
lasturl = hash;
if (hash == "") {
$(pageContent).html(default_content);
} else { // se houver hash, a outra função é chamada para tratá-lo e executar o Ajax
loadPage(hash);
}
}
}
function loadPage(url) { // o parâmetro é o HREF do link HTML, exemplo: href="#pagina1"
url = url.replace('#', ''); // remove a cerquilha
$(loading).css('visibility', 'visible');
$.ajax({ // configurações Ajax
type: "GET",
url: url + ".php", // extensão PHP, se quiser definir a extensão da página via atributo HREF, é só deixar somente a variável "url" aqui <<< e colocar href="#pagina.(extensao)"
timeout: 5000,
dataType: "html",
success: function (msg) {
if (parseInt(msg) != 0) {
$(pageContent).html(msg);
$(loading).css('visibility', 'hidden');
}
},
error: function () { // manipula a mensagem de erro
$(pageContent).html("Error: couldn't receive page content. Please, check out browser URL.");
$(loading).css('visibility', 'hidden');
}
});
}Acho que os comentários foram suficientes. Agora só falta criar um teste (todos gostamos de testes):
<script src="[http://code.jquery.com/jquery-1.4.2.min.js"](http://code.jquery.com/jquery-1.4.2.min.js) type="text/javascript"></script>
<a href="#pagina1">Carregar "pagina1.php"</a> <a href="#pagina2">Carregar "pagina2.php"</a>
<div id="loading">Carregando...</div>
<div id="pageContent">Conteúdo da página inicial</div>Acabou! Agora é só brincar com sua URL, desde o IE6 ao Chrome6 =DDiscussão (1)
Carregando comentários...