Buscando no BD por aproximação!
Olá meus queridos... Gosto de vir aqui encher a paciência de vcs um pouco ás vezes... e agora não podia ser diferente.
Sou meio (quase todo) nub nos assuntos asp, sei pouco, mas é pouco mesmo.
Estou quebrando a cabeça demais pra achar uma solução para isso e não tenho conseguido.
A idéia é simples, ao invés de buscar por "ordem" ou por algo do tipo em um campo numérico do banco de dados, eu queria buscar por aproximação.
Exemplo... no banco de dados tenho registros aleatórios entre 2 campos (vou chamar de campo1 e campo2) e digamos que a ordem que foram cadastrados seja a seguinte:
Campo1 | Campo2
05 | 10
32 | 25
04 | 13
26 | 11
17 | 21
09 | 09
(Coloquei 0 nos números 5, 4,9 senão fica desarrumado e o fórum da erro quando usa o código pra tabelas!!)
Notem que o campo 1 contém um número e o campo 2 outro e eles não estão em ordem. Porém, para fazer a chamada no código ASP, não consegui uma forma de colocar isso ordenadamente através de uma busca, como por exemplo:
Set VarQualquer = Conexao_Qualquer.Execute("SELECT * FROM QualquerTabela ORDER BY Campo1=15 AND Campo2=22")
' Neste código acima faria uma busca exata, onde o campo1 é igual a 15 e o campo2 é igual a 22
Acontece que os comando que eu conheço existentes tem apenas para igualar campos (como alí em cima, onde acha exato o que se procura) e outros básicos, como por exemplo '<>' (Diferente de) ou '>' (Maior) ou '<' (Menor), etc... mas nada disso é o que estou procurando...
Quero fazer da seguinte forma:
Já que não é feita uma busca e sim apenas uma ordenação, então, gostaria que fosse colocado o seguinte com a suposição:
registro 1 (campo1) = 10
registro 2 (campo1) = 5
registro 3 (campo1) = 15
registro 4 (campo1) = 20
Então a busca começando a partir do número 13 daria:
registro 3 (campo1) = 15 (este primeiro pq é o mais próximo do número 13)
registro 1 (campo1) = 10 (este segundo pelo mesmo motivo)
registro 4 (campo1) = 20
registro 2 (campo1) = 5
Feito isso, o resultado seria nãoa penas em um campo, mas sim dois campos (ta complicado explicar, imagina pra vcs me entenderem) =(
Bem, caso alguém tenha entendido e saiba como ajudar, agradeço muito...
Masssss... Alguns vão me dar a idéia de colocar em Arrays os registros e depois ordenar eles. Parece simples e prático, mas digamos q eu esteja buscando mostrar isso em uma tabela com 50 mil registros? Não seria legal ter tanto array ^^, tão pouco rodar 50 mil registros pra fazer verificação um por um...
Como falei, qualquer idéia é super bem vinda, pq eu? Sinceramente estou perdido... ia dizer q deu vontade de chorar... mas se ficar muito emocionante a sua leitura posso acabar distraindo vcs do foco =P
Valeuzão gente... agradeço a atenção =)
Discussão (8)
Carregando comentários...