PHP Orientado a Objeto
Boa tarde galera!
Estou iniciando em Programação Orientada a Objetos.
O aproveitamento de código é muito significativo.
Apesar de estar curtindo tudo isso, tenho uma dúvida.
Criei o arquivo "Lib.class.php" e criei "class Lib".
Dentro desta Classe, estou inserinho vários métodos que preciso no meu dia a dia.
Exemplos de métodos que criei:
| * AntiSqlInjection($sql) -> Verifica Tentativa de SQL Injetion
| * AntiXSS($string) -> Elimina tags HTML e PHP
| * GeraURLAmigavel($string) -> Transforma titulo em URL Amigável
| * Encriptar($senha, $salt=false) -> Codificando a senha | 40 caracteres
| * VerificaEmail($mail) -> Verificaçăo do e-mail com checagem de dns
| * RedimensionarVideoEmbed($code_embed, $nova_largura, $nova_altura) - > Altera a altura e largura da exibição do vídeo
| * ConverteData($data, $formato) -> Converte uma data para o padrão nacional ou americano
| * ComparaDatas($data_final, $data_inicial) -> Verifica se a DataFinal é maior que a DataInicial
| * AddDayIntoDate($date,$days) -> Adicionar dias a uma determinada data
| * subDayIntoDate($date,$days) -> Subtrai dias a uma determinada data
| * MesPorExtenso($mes) -> Transforma o mes para extenso. Ex: 10 = Outubro
| * ListarArquivosFTP($diretorio=false) -> Exibe a lista de diretórios e arquivos de um determinando endereço
| * UploadArquivos($nome_campo, $destino, $tipo_arquivo=false, $peso_maximo=10485760) -> Upload de qualquer arquivo
| * MetaDataImage($imagem) -> Lê os cabeçalhos EXIF de um arquivo de imagem JPEG ou TIFF
| * RedimensionarImagem($imagem, $origem, $destino, $nova_largura, $nova_altura, $qualidade=100) -> GIF, JPG, PNG
O arquivo já está com mil linhas e vai crescer ainda mais, pois novos métodos irão entrar nele.
A minha questão é se quanto a maneira mais correta de se criar classes.
É certo eu criar uma classe com mil linhas ou melhor eu dividir esta classe em várias outras, mais específicas, e separá-las em outros arquivos php.
Para ser mais claro deixe-me dar um exemplo.
Tenho um método de 10 linhas, que está dentro de uma classe de mil linhas o qual será acessado diversas vezes pelos meus scripts.
Caso eu criar uma nova classe apenas com este método de 10 linhas e ainda colocar ele em um arquivo php, o processamento será melhor ou igual ao arquivo anterior?
Discussão (5)
Carregando comentários...