[Resolvido] Busca com consulta em duas tabelas - PHP + MYSQL
Boa noite usuários,
Estou fazendo um sistema de busca em um banco MySQL com a seguinte estrutura
Tabela cliente
ID
nomecliente
Tabela Processo
ID
cliente (gravado somente o id do cliente)
outros dados
Estou fazendo um sistema de busca na tabela de processo, usando o seguinte código:
$sql = "SELECT * FROM processos WHERE numero like '".$numero."' and idcliente like '".$idcliente."%' and poloativo like '%".$poloativo."%' and polopassivo like '%".$polopassivo."%' and ano like '".$ano."' and materia like '".$materia."' and competencia like '".$competencia."' and estado like '".$estado."' and cidade like '".$cidade."' and vara like '".$vara."' ORDER BY ano ASC";
$resultado = mysql_query($sql)
or die ("Não foi possível realizar a consulta ao banco de dados");
while ($linha=mysql_fetch_array($resultado)) {
$numero = $linha["numero"];
$idcliente = $linha["idcliente"];
$poloativo = $linha["poloativo"];
$polopassivo = $linha["polopassivo"];
$ano = $linha["ano"];
$materia = $linha["materia"];
$data = $linha["data"];
echo '<div class="post">';
echo ' <div style="clear: both;"> </div>';
echo ' <div class="entry">';
echo ' Cliente: '.$idcliente.' - Processo: '.$numero.' ';
echo ' </div> </div>';
}
Está tudo funcionando da maneira como eu desejei, entretanto, preciso que quando retorne as consultas no lugar do ID do cliente(que busca na tabela processo) aparece o nome do cliente, para isso terei que realizar uma consulta na tabela clientes com seu ID cadastrado na tabela processos e então exibir o nome correspondente.
Pesquisei sobre LEFT JOIN, mas não logrei com êxito ao utiliza-lo.
O ideal seria se fosse possível renomear todos os IDS da tabela processo para os nomes correspondentes dos clientes, e conseguisse na própria busca digitar o nome do cliente e a consulta retornar como se fosse o nome do cliente na tabela processos, iria poupar-me de utilizar o value select, e substituir por input text, muito mais prático.
Obrigado,
Diogo
Discussão (5)
Carregando comentários...