[Resolvido] Como usar a função LoadMovie?
Bem, é o seguinte: quando fiz curso, em 2005, não tinha muito interesse na área da programação. Porém, agora, estou precisando fazer umas coisas que não tenho muita afinidade. Isso sem contar que de lá pra cá, nunca mais mexi no flash, só no illustrator, photoshop e os html e css da vida!
Estou fazendo um simulador da disciplina de biologia, e ele está ficando muito longo e pesado. Gostaria de saber, então, se tem como usar a função LoadMovie num botão, numa determinada cena do simulador, que chame o outro arquivo interativo, pois assim, posso ir dividindo o conteúdo do simulador em vários arquivos, evitando, desse jeito, um único arquivo muito pesado. Andei buscando algumas informações, e vi que se fosse um site, seria possível. Porém, não faço nem ideia de como colocar isso em prática!
Algumas das minhas dúvidas (obs: meu flash CS4 está em português):
- Coloca aspas? Em qual(is) elemento(s): url, destino ou método?
- O que se entende por destino e método?
- Assim aparece no meu quadro de ações:
on (release) {
loadMovie (url, destino, método);
}
- Quando usar isso, no próprio arquivo SWF ficará disponível o próximo arquivo? Como funciona?
- Meu Deus, são tantas dúvidas, que nem consigo colocá-las todas aqui!
Vou tentar explicar um pouco mais o meu arquivo, pois talvez alguma dúvida que eu não consegui explicar, talvez possa ser sanada:
Tenho várias cenas neste primeiro arquivo que estou fazendo. O simulador começa com uma animação simples, explicando a matéria. Depois, o aluno vai clicando em próximo para dar prosseguimento. Em alguns momentos, o aluno clica num botão que volta um pedaço da cena, para tirar algumas dúvidas. Até aqui está pronto.
Mais pra frente, vai ter um "exercício" pro aluno resolver. O recurso para a resolução será o de arrastar e soltar. Quando der errado, ele terá mais uma chance de resolver. Quando der certo, vai aparecer uma animação, reforçando o que ele fez. E um botão para que ele volte a resolver os próximos exercícios.
Por enquanto, fiz 2/3 da parte do conteúdo. E o negócio já está com 9 MB (ele tem umas simulaçoes do aluno entrando e navegando na internet, num site de vídeos, num site de wiki busca, tem umas animações no meio da simulação, e nada pode ser subtraído). Ainda falta 1/3 de conteúdo, e ainda faltam todos os exercícios! São 5, ao todo, e cada um deles, tem uma animação. As animações tbm já estão prontas, e estão com aproximadamente 15 MB a 20 MB cada uma. Se eu fizer TUDO num arquivo só, vai travar tudo!
Então, pensei em dividir assim:
- Arquivo SWF 1: esses 2/3 de conteúdo que já estão prontos;
- Arquivo SWF 2: os 1/3 restantes de conteúdo, mais dois exercícios;
- Arquivo SWF 3: os outros exercícios.
Caso seja possível também, as animações serem colocadas sobre o simulador, e não dentro... talvez também usando esse comando loadMovie, seria legal!
Nesses casos, como fica? O arquivo SWF 2, por exemplo, vai continuar interativo? Ou terei que ler tudo num browser para que fique interativo? Posso colocar um arquivo animado sobre o arquivo interativo, só nas animações? Ou não?
Será que minhas dúvidas ficaram bem explicadas?
A propósto: já me inscrevi num curso de flash (individual), para tirar algumas dúvidas mais "cabulosas". E não está sendo barato: R$ 1.300,00. Ele dividiu em 3 vezes: uma agora, outra no começo do mês, e outra no outro mês. Porém, o professor que me dará a aula só estará disponível a partir do começo do mês que vem... e enquanto isso, eu preciso continuar trabalhando! Não posso parar... entendem? Então, o que eu puder ir adiantando antes de começar o curso, é muito importante.
Obrigada, já de antemão, a quem se dispuser a me ajudar...
Discussão (16)
Carregando comentários...