Não é hora de repensar o Tableless e o Web Standards?
Olá, amigos!
Recentemente tive problemas com um design na empresa onde trabalho, gastei horas de trabalho sem conseguir o que queria, então um tiozão pegou o caso e resolveu o problema em 5 minutos usando uma tabela para fazer o layout. O patrão o parabenizou pela solução e agilidade e eu fiquei com cara de "tacho".
Envergonhado Busquei uma solução tableless, encontrei e apresentei, mas ela foi rejeitada devido a problemas de compatibilidade.
Sempre me achei um baita profissional, e não gostei da solução com tabelas.
No boteco após o trabalho fui eu falar com o cara para saber se não era errado ou antiprofissional entregar ao cliente o site daquele modo.
Pra ser sincero sempre achei esse cara meio esquisitão e ele não aparentava ter grandes conhecimentos, fui aproveitar sondar que tipo de cara ele era.
O cara é um dinossauro dos tempos do DOS e da BBS, descobri que sabe muito mais de informática do que eu. Conversa vai conversa vem, entrei na questão do Web Standards, que a solução com tabelas não me agradou e me pareceu amadora.
Ele riu de mim e disse que o tableless é moda, que a solução entregue é muito mais profissional do que a solução "idiota" (palavras dele) que eu apresentei em seguida.
A conversa foi longa, mas de tudo o que ele me falou, duas coisas me chamaram a atenção.
A primeira é que segundo ele eu desperdicei tempo e dinheiro da empresa levando horas tentando fazer algo que em 5 minutos ele fez. Um dia inteiro de trabalho perdido, admiti eu... Então ele completou dizendo que embora a solução fosse simples, eu não a encontrei ou não a reconheci como tal, simplesmente por limitar meu raciocínio e seguir um lema proibitivo do "não use tabelas para fazer layout".
Qual é a atitude profissional? Resolver problemas rapidamente usando de qualquer meio inteligente disponível ou perder tempo tentando seguir uma ideologia que entrou na moda?
E os padrões eu retruquei?
Foi ai é que minha cabeça deu um nó...
Os padrões são criados com um único objetivo, e devem atingir esse objetivo, não são um fim em si mesmo.
O objetivo da padronização é a compatibilidade, por isso chamei a sua solução é idiota.
As tabelas são mais compatíveis do que sua solução "web standards". De que vale então seu suposto padrão?
Agora eu pergunto a vocês, esse tiozão figuraça tem ou não suas razões?
Até que ponto essa obsessão por "Web Standards" não tem nos levado a adotar técnicas que, embora sejam pautadas nos supostos padrões superiores do tableless, são muitas vezes mais incompatíveis do que suas alternativas usando tabelas?
Será que é só culpa da MicroSoft que não segue os padrões como eu mesmo estou cansado de tanto repetir, ou nós temos por muitas vezes adotado técnicas mais problemáticas e incompatíveis, perseguindo o padrão como um fim em si mesmo?
Discussão (46)
Carregando comentários...