Cálculo Demorado
Bom dia a todos.
Eu estou aprendendo PHP e para aplicar os meus conhecimentos eu resolvi reproduzir em PHP um código que eu desenvolvi em C/C++.
A função do programa é similar ao cruzamento das ervilhas que todos nós aprendemos em biologia, você cruza X ervilhas verdes com Y ervilhas amarelas e o resultado são algumas ervilhas filhas verdes, outras amarelas, e outras meio termo (não vou entrar em detalhes).
O meu programa gera duas populações (representadas por dois arrays A e B - exemplificadas no código abaixo) de tamanho máximo de 500k unidades, e cada unidade tem as suas características.
O programa pega cada elemento do array A e cruza com um elemento aleatório do array B.
Logo após, o programa pega cada elemento do array B e cruza com um elemento aleatório do array A.
Posteriormente eu analiso os dois resultados obtidos, conseguindo assim o meu resultado final.
O problema ocorre justamente durante o cruzamento entre os arrays A e B.
Este cálculo demora cerca de 1 segundo para ser concluído no meu programa. Mas quando eu o escrevi em PHP, apesar do resultado final estar correto, ele levou cerca de meia hora !
Eu não entendi o porque desta demora. Estou usando o programa WampServer para simular um servidor.
Vou postar apenas as partes "relevantes" do código, estou deixando todas as estruturas (if-else, foreach etc) e todas as funções do PHP que eu utilizo (count, floor, mt_rand etc). As demais linhas (que não estão no código abaixo) fazem uso apenas as operações básicas (soma, subitração, multiplicação e divisão).
Sinceramente eu não tenho a menor idéia do que pode estar causando esta demora.
Se alguém puder contribuir com qualquer sugestão, por mais simples ou besta que seja, eu agradeço.
Obrigado a todos.
<?php
class QualquerCoisa
{
private function Calcula($matriz_grupoA, $matriz_grupoB)
{
/*
Estrutura das variáveis $matriz_grupoA e $matriz_grupoB.
Cada um dos arrays pode ter até 500k posições contendo esta estrutura.
$matriz_grupoX[] = array(