Organização de códigos... OU TANTO FAZ?
Pessoal... seguinte:
Tenho uma dúvida e preciso muito da ajuda dos experientes em PHP.
Antes, preciso deixar clara uma coisa: eu não sou programador, não vivo de programação e o meu ponto de vista é sempre de usuário e nunca de desenvolvedor, ou seja, não me importa se o código está assim ou assado... mas me importa se está funcionando para o usuário. Como exemplo (simples), se uma determinada cor está escrita no css como “Black” ou como “#000” ou como “#000000” não significa nada pra mim. O que eu quero é que o usuário enxergue a cor preta. Apenas isso! E eu levo esse pensamento para as rotinas e linhas de código em PHP.
E é justamente nisso que reside a minha dúvida e as perguntas são a seguinte: (pensem como usuários e não como desenvolvedores, ok?)
O quanto um código sem organização pode afetar o funcionamento das rotinas do próprio código? Eu posso vir a ter problemas (me refiro a ERROR, WARNING etc) com meu sistema em função de código desorganizado ou rotinas que PODERIAM ser diferentes? Se eu testo o meu sistema hoje e ele está funcionando perfeitamente, ele pode deixar de funcionar amanhã? (mesmo que não tenha havido nenhuma atualização no PHP ou MySql). Um código pode ser afetado pelo número de usuários simultâneos no sistema ou isso não importa? Assim como um aparelho de DVD, por exemplo, pode ser danificado pela freqüência de uso, um código também pode? Se sim, como ocorre esse dano, essa quebra? (eu imagino que códigos não quebrem assim como equipamentos físicos, mas mesmo assim resolvi perguntar).
E minha principal pergunta é:
Sendo eu um NÃO desenvolvedor e preferindo imensamente o ponto de vista do usuário, posso continuar NÃO me importando com essa ou aquela rotina? Posso continuar nem aí pras boas práticas de organização de códigos? Posso continuar me importando apenas se funciona ou não?
É isso! Agradeço muito a ajuda de vocês. E um abraço a todos!
Discussão (16)
Carregando comentários...