Crítica Construtiva de Código
Olá pessoal, estou montando um código para utilizar em projetos futuros. Algo que limpe um pouco meu código.
É um pouco de gambiarra, mas ví nessa gambiarra um novo jeito de fazer interações com banco de dados.
A lógica é simples, montei um arquivo com funções padrões para inclusão, edição e exclusão de dados no banco de dados. A diferença das funções que encontrei por aí e as minhas, é que com essas funções criadas posso editar qualquer tabela com 1 linha de código.
Como é um código para projetos futuros, gostaria de receber críticas construtivas em relação ao código e sua aplicabilidade, levando em consideração a performance, é claro.
Vou postar apenas 1 dos códigos para avaliação, mas caso alguém queira os demais, mesmo que seja só para estudo, posso postar depois.
Arquivo funcoes.asp (apenas um trecho)
<%
function adiciona_registro(tabela,coluna,dado)
arrayColunas = Split(coluna,"|||")
arrayDados = Split(dado,"|||")
For i = 0 to Ubound(arrayColunas)
colunas = colunas & arrayColunas(i)&", "
Next
diminui_caractere=(len(colunas)-2)
colunas = left(colunas,diminui_caractere) 'retirando vírgula que sobrou para não dar erro no sql
For i = 0 to Ubound(arrayDados)
dados = dados &"'"& arrayDados(i)&"', "
Next
diminui_caractere=(len(dados)-2)
dados = left(dados,diminui_caractere) 'retirando vírgula que sobrou para não dar erro no sql
call abre_conexao(cnx)
sql="INSERT INTO "&tabela&" ("&colunas&") values ("&dados&")"
response.Write(sql)
cnx.Execute(SQL)
call fecha_conexao()
end function
%>
Arquivo Teste.asp
<%
call adiciona_registro("tb_admin","login_tb_admin|||senha_tb_admin","david|||teste")
%>
Reparem que na função "adiciona_registro()", posso passar quantas colunas e quantos dados eu quiser, sempre separados por "|||", pois a função:
- resgata qual a tabela será editada;
- resgata o conjunto de colunas separados por |||, dá um split pelo ||| e monta parte do sql;
- resgata o conjunto de dados separados por |||, dá um split pelo ||| e monta parte do sql;
- abre conexao;
- executa sql; e
- fecha conexao.
Vamos lá pessoal, comentem utilizando suas experiências, por favor.
Ah, tem um detalhe, não declarei nenhuma variável pois preciso ver aqui se o código realmente é funcional ou se vocês descartariam qualquer forma de utilização do mesmo.
Abração e obrigado!
Discussão (1)
Carregando comentários...