[Resolvido] Até que ponto usar javascript?
ATENCAO: para que o seguinte faca sentido, assuma que compatibilidade entre o codigo e os navegadores é 100%, mesmo que nao seja, apenas assuma que funcione como o esperado e sem qualquer ajuste para que tenha que funcionar.
Trabalho com php+ zend a algum tempo, resultado muito bom, gosto de como minha linguagem trabalha server-side. Tenho la meus modelos, controladores e utilizo smarty para gerenciar templates, até ai nada de mais. Ultimamente, tenho reduzido as templates a quase nulo, mal utilizo o smarty para escrever algo, o javascript toma conta de tudo gracas ao JSON. Formularios, grids, validadores, menus, botoes, tudo, absolutamente tudo sai do meu amigo javascript. Jquery me auxilia um pouco na tarefa. Estou com planos de abandonar por completo a engine de templates e utilizar somente o javascript para gerar qualquer coisa que o meu cliente ve, seguindo um conceito de JAVA. faco a classe de botao. por exemplo, a de formulario, etc, e adiciono elementos a estes objetos pelo javascript, como utilizo os objetos para controlar a aplicacao no lado do cliente, o html fica super limpo, sem trezentos IDS espalhados por tudo que é canto.
O que eu ganho com isso? bom, obviamente a navegacao fica muito mais rapida, ja que quaisquer requisicoes para o servidor sao feitas por JSON, dados do banco vem por json tambem, nao ha necessidade de recarregar telas, etc. a aplicacao fica super dinamica, do meu ponto de vista.
Bom, depois de tudo isso, noto que meus arquivos JS tem uns 10 kb cada, haha...fora as coisas que sao puxadas das libraries.
Pergunta: Isso é bom? até onde isso é bom? no futuro, sera que eu preciso de um computador com 5 processadores core i30 ou o javascript é leve? eu acompanhei todo o consumo de memoria da aplicacao, nao vi diferenca alguma...
alguem me diz se isso faz sentido?
aceito publicacoes, qualquer coisa para que eu possa ter uma base e saber se compensa investir nisto.
Thanks comrades.
Discussão (3)
Carregando comentários...