Instalação do Zend no Ubuntu
Olá pessoal,
Bom, eu tive um problemão com meu Ruindows e resolvi instalar o Ubuntu como meu SO principal. Eu realmente estou bem entusiasmado com o ambiente linux pela sua facilidade de uso, principalmente na instalação dos aplicativos que uso para trabalho.
Mas, como sou muuuuito novato no Linux, primeira vez que uso efetivamente, estou com problemas na configuração do Zend, na verdade o meu aplicativo, que funcionava no Windows, não roda no Linux por problemas de caminho.
Baixei tudo que preciso para trabalhar através do Terminal do Ubuntu. Instalei o Apache, Mysql, PHP e biblioteca do Zend. O Zend em si, eu baixei e instalei via PEAR. A Zend Tool funciona certinho, sem problemas.
Ao instalar o apache, ele cria o diretório de pastas para uso para web (var/www). Peguei minha pasta com os arquivos do projeto que venho desenvolvendo e joguei na pasta www. Criei o virtual host, através de tutoriais na net, e depois tentei rodar no browser. Deu erro.
Criei, com a zend tool um outro aplicativo zend e rodei no browser, mas sem criar o virtual host. Esse rodou. Por fim, no projeto que rodou, eu incluí as bibliotecas e os arquivos de configuração como application.ini, Bootstrap.php... Depois que fiz isso, deu erro.
Depois eu abri o arquivo de log de erro do apache e obtive isso:
[Tue May 01 22:56:39 2012] [error] [client 127.0.0.1] PHP Warning: require_once(/Zend/Application.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/myproject/public/index.php on line 20
[Tue May 01 22:56:39 2012] [error] [client 127.0.0.1] PHP Fatal error: require_once(): Failed opening required '/Zend/Application.php' (include_path='/var/www/myproject/library:.:/usr/share/php:/usr/share/pear') in /var/www/myproject/public/index.php on line 20
Pelo que eu entendi, o problema está na localização da biblioteca. No código, aparentemente, tudo está setado direitinho. Código do index.php
// Define path to application directory
defined('APPLICATION_PATH')
|| define('APPLICATION_PATH', realpath(dirname(__FILE__) . '/../application'));
// Define application environment
defined('APPLICATION_ENV')
|| define('APPLICATION_ENV', (getenv('APPLICATION_ENV') ? getenv('APPLICATION_ENV') : 'development'));
// Ensure library/ is on include_path
set_include_path(implode(PATH_SEPARATOR, array(
realpath(APPLICATION_PATH . '/../library'),
get_include_path(),
)));
/** Zend_Application */
require_once '/Zend/Application.php'; //(linha 20)
// Create application, bootstrap, and run
$application = new Zend_Application(
APPLICATION_ENV,
APPLICATION_PATH . '/configs/application.ini'
);$application->bootstrap()
->run();
Alterei no php.ini a linha onde eu seto o caminho para a pasta onde está a biblioteca do Zend e nada.
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
; Paths and Directories ;
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
; UNIX: "/path1:/path2"
include_path = ".:/usr/share/php:/usr/share/php/libzend-framework-php"
Não funcionou.
Se alguém já passou por essa situação antes e conseguiu resolver, por favor, de-me uma luz para que eu possa dar prosseguimento ao meu projeto. Acredito, sinceramente, que a resolução seja super simples, mas, como nunca mexi no Linux a coisa, pra mim, é bem trash. No windows tudo funcionava perfeito.
Se alguém puder me ajudar, eu ficarei muitíssimo agradecido.
Vlws,
Alexandre
Discussão (1)
Carregando comentários...