Como cobrar pelos serviços de webdesigner?
Olá amigos do Imasters!
Sempre criei sites em diversas plataformas sempre em PHP e MySQL, no inicio era apenas por hobby mas tem surgindo muitos clientes e estou querendo dedicar 100% a profissão de webdesgigner e webmaster, mas estou cheio de dúvidas em relação ao modelo de negócio e gostaria da ajuda dos amigos profissionais da área:
1 - Como é cobrado o valor pela criação de um site? é cobrado um único valor pelo trabalho e depois se cobra taxas extras pela manutenção ou alguma modificação?
2 - Como é feita a hospedagem? o próprio webmaster hospeda e cobra um valor anual ou mensal pela hospedagem, ou o webmaster faz o cadastro do cliente em uma empresa de hospedagem para que a mesma faça a cobrança?
3 - Como fazer para manter uma renda mensal, se em algum mês tiver poucos ou quase nenhum trabalho?
4 - No caso de loja virtual, o melhor é vender a plataforma já pronta para o cliente ter acesso total ou alugar para que seja pago um valor mensal pelo uso da plataforma?
Peço desculpas se postei no lugar errado ou se já tem as respostas no forum e eu não as vi.
Obrigado a todos.
Discussão (10)
Carregando comentários...