Contar usuários Online
Boa noite colegas do iMasters,
Então, to "quebrando" um galho pra um colega na área web, que não é a minha área de atuação porém conheço e sei trabalhar. Venho aqui com 2 questões:
1 - Ele quer que eu exiba o número de usuários logados no sistema no momento, eu sei que parece óbvio que basta criar uma flag na tabela usuario pra ser marcada como "S" quando cada usuário fizer login, e depois fazer um SELECT COUNT de usuarios com esse campo flagado. Porém eu tenho algumas dúvidas a respeito:
- Se o cara fechar a página, sem ir num botão "Deslogar", como faço pra desflagar o campo no banco?
- Uma falha iminente nesse método que eu ouço falar bastante é que caso falte energia elétrica por exemplo, ou o servidor caia, as sessões de usuários serão interrompidas abruptamente. Nestes casos, como desflagar o campo no banco também?
2 - Preciso exibir informações sobre um servidor, como por exemplo se ele está online (não é o servidor do sistema, é um host a parte). É a mesma coisa que se eu desse um ping pro IP do servidor e houver retorno eu sei que ele está On. Como verificar isso com o PHP?
Muito obrigado desde já.
Discussão (2)
Carregando comentários...