Melhor escolha para iniciar desenvolvimento de jogos em 2013
Olá pessoal.
Sou programador há cerca de 10 anos. Comecei com Pascal/Delphi (que ainda preciso dar manutenção as vezes). Já programei em C e C++ (adoro), um pouco de C#, Assembly para PIC... Mas nos últimos trabalho mais com Java e PHP.
Quero mudar essa infinidade de estudos de tantas linguagens, sem falar em inúmeras API's , bibliotecas, frameworks e na área de aplicação.
Estou pensando seriamente em me dedicar exclusivamente no desenvolvimento de jogos, que sempre foi um grande interesse. Nas últimas semanas me aprofundei em ActionScript3, estudei um pouco de Unity3D e só me informei UDK. Me interesso muito pela JMonkey também, por sem Java... Mas não sei se tem mercado e futuro.
Li muito sobre o HTML5 e a "morte" do Flash (e AS3). Entretanto sempre gostei do AS3 e tenho interesse em programar para WEB, podendo integrar com banco de dados através de PHP/MyQSL ou o que for. Além de interesse na multiplataforma, incluindo iPad e CIA.
Quanto ao AS3, parece um grande risco, porém já tem ferramentas como a Swiffy da Google que transforma SWF em HTML5 .. Então não vejo como a Adobe poderia deixar o barco afundar assim. Além das centenas de sites na internet com os melhores jogos WEB feitos em AS3.. Acho que não vai cair assim não, mas...
Então... Gostaria de opiniões sobre que caminho seguir dentro deste contexto, sendo que o critério e desenvolver jogos para WEB/Mobiles (APP também uma boa Objective C .. mas não tenho MAC, deixa essa) com acesso a banco de dados e suporte para jogos multiplayer. Além disso preciso que seja OOP que faz bem pra visão, rs.
Desde já agradeço a atenção.
Discussão (16)
Carregando comentários...