evitar duplicação no banco a edição do formulário de usuários
E aí pessoal blz?
É o seguinte fiz um formulário de cadastro de usuários, validei os campos. Nos campos email e cpf, fiz uma validação para não permitir que usuários diferentes tenha o mesmo email e/ou o mesmo cpf no banco de dados. Segue um exemplo fictício abaixo:
CODIGO USUARIO EMAIL CPF
1 fulano fulano@hotmail.com 000.000.000-00
2 beltrano beltrano@gmail.com 333.333.333-33
3 ciclano ciclano@yahoo.com.br 222.222.222-22
Até aqui está ok! Só lembrando que estou usando o php e o mysql. Se um usuário cadastrar um email ou cpf já existente aparecerá a seguinte mensagem para ele: "Erro! Você não pode cadastrar dois usuários com o mesmo email.", este é um erro personalizado que criei. Então com base nessas informações não acontecerá esses tipos de erros que está no exemplo fictício abaixo de email e cpf duplicado:
CODIGO USUARIO EMAIL CPF
1 fulano fulano@hotmail.com 000.000.000-00
2 beltrano fulano@hotmail.com 333.333.333-33
3 ciclano ciclano@yahoo.com.br 333.333.333-33
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Já no formulário de edição de usuários, os campos continuam todos validados. As informações dos campos email e cpf não mudam, só que quando vou clicar no botão de alterar os dados, ele informa o seguinte erro: "Erro! Você não pode cadastrar dois usuários com o mesmo email.".
Quero saber como faço a alteração do formulário do usuário permanecendo os dados do email e cpf, e sem aparecer a mensagem, como que posso fazer esta verificação sem tirar a validação. E um outro exemplo se o usuário decide mudar o email, como faço para verificar se o email digitado pelo usuário não existe ainda no banco de dados?
Eu mesmo podia ter retirado a validação do campo email e cpf no formulário de edição de usuários, mas se agir desta maneira vai abrir uma brecha para dados duplicados de email e cpf!
Espero ter sido esclarecedor na minha dúvida!
Para quem tiver paciência de ler e responder este post, desde já agradeço pela ajuda!
Discussão (4)
Carregando comentários...