NodeJS pode abdicar de outras linguagens server-side?
E aee pessoal, estou estudando um pouco de NodeJS e conhecendo um pouco mais, e cara to curtindo pra caramba.
E achei incrivel como javascript hoje permite você manipular informações no banco de dados com tranquilidade e tudo mais.
E o fato de tudo em NodeJs sem Assync me chamou muita atenção.
O cenário é o seguinte:
Eu programo em PHP a mais de 7 anos, e estou iniciando um projeto próprio a nível mundial para uma área de investimento.
Se o projeto realmente alavancar eu sei que teria um custo consideravel em servidores, por isso desde de o começo já estou pensando em uma estrutura.
Nginx + MongoDB + PHP
Dai comecei a estudar NodeJs por conta própria eaté então pensava em uma integração NodeJS + PHP que já vi comentários dizendo que isso é comum, normal e etc.
Mas depois que vi esse vídeo:
(e a parte 1 dele)
NodeJS + Express.js + MySQL e fiquei bobo de como javascript conversa com banco de dados.
Quando vi isso logo pensei em uma estrutura:
Nginx + MongoDB + NodeJS + Express (sem o PHP)
As minhas dúvidas são as seguintes:
1. O NodeJS pode anular uma linguagem de programação Server Side sem problemas?
Digo isso porque ainda não estudei integração do PHP com NodeJS mas vi que o NodeJS por si só já é capaz de fazer todo o trabalho de CRUD sozinho.
Como javascript lado client (sei que é outra coisa) da muita brecha de segurança é seguro usar sistemas somente baseados em NodeJS?
Sistemas que envolve transações com Paypal por exemplo, tratamento de valores vindos de GET e POST e etc.
Sei que a segurança nem sempre depende da linguagem e sim dos cuidados do programador, mas realmente fiquei meio em dúvida se essa seria uma boa escolha, embora de inicio parecesse fantástico.
Sem falar que meu site seria em vários idiomas não sei o quanto pode ser facil fazer isso em nodeJS mas já vi que tem módulos do getText para node.
2. Se pode ser feito diretamente com o Expresso em que caso vocês acham interessante a integração com outra linguagem server-side, acham uma boa integrar com um PHP, Ruby e etc?
3 . E para os que já desenvolveram algo em NodeJs, tem alguns cuidados que se deve tomar na organização dos arquivos? É possivel criar classes e funções e apenas chama-lás depois?
Bom é isso, quem puder ajudar com essas dúvidas agradeço demais.
Vlw aee pessoal, Abraço
Discussão (4)
Carregando comentários...