GDDR3 x GDDR5
Boa Tarde Pessoal,
Recentemente adiquiri um notebook do modelo B154 da Avell. Ouvi falar muito bem da marca e fiquei convencido em comprar o equipamento. Apesar do prazo de entrega ser meio "tenso" (30 dias), gostei bastante do que eles oferecem e resolvi comprar Avell ao invés de Dell que era minha primeira opção.
Configuração "resumida":
Intel Core i5 Ivy Bridge - 3210M 2.5GHz, 3MB Cache (3.1GHz com Max Turbo)
8 GB DDR3 (1600 MHZ)
HD 750 GB - 7200 RPM (optei por SSHD de 500 GB + 4GB SSD)
Leitor Blu-Ray 6x DVD+/-R DL Super-Multi Drive 8x
Nvidia GeForce GT 650M GPU com 2GB Video Dedicado
15.6" 16:9 (1920x1080) FULLHD LED backlit
Realtek 802.11 B+G+N Wireless Lan + Bluetooth
3 Anos de Garantia (Peças e mão de obra) - Bateria: 1 ano
Artic Silver 5 thermal
O que me preocupou um pouco é a placa de vídeo, ele possui uma GT650M de 128 bits com 2GB, ela é uma placa da classe 1 como podemos ver no notebookcheck. Contudo, sei que existe essa placa com módulo de memóra DDR3 e DDR5. Essa que comprei possui DDR3, dai a dúvida, qual a real diferença entre ambos os tipos de memória?
Sou "vidrado" em placas de vídeo e já conheço bastante sobre ambas as tecnologias, sempre fui muito curioso quando o assunto é desempenho, Sei que a média de superioridade da placa com uso de memória DDR5 é de 19% em comparação com o modelo que usa DDR3. Essa informação eu já tenho, gostaria mesmo de saber se alguem consegue me explicar oque isso expressa na prática, ou seja, em que esses 19% fazem diferença?
Fiquei na dúvida onde é o ganho real de uma placa com o módulo DDR5, seria na velocidade de renderização apenas? Em que aplicação eu sentiria mais diferença? Não usarei o modelo para Jogos e sim para trabalho com Photoshop, Illustrator e Programas 3D.
Abraços e Obrigado!
Discussão (2)
Carregando comentários...