Gamification
Boa tarde pessoal,
Não tenho aparecido muito no fórum, muito mais por falta de tempo do que outra coisa.
Pois, desde algum tempo percebo que a maioria dos usuários não são ou não estão assíduos, simplesmente pq resolvem problemas pontuais e desaparecem ou pq não tem tempo (pique) para se dedicar a coisas além do que já fazem parte do seu cotidiano.
Não é só o fórum que sofre deste mal, qualquer "lugar" na Internet esta sujeito.
Recentemente fui apresentado a um conceito interessante, chamam de Gamification. Consiste basicamente em tornar um software comum num software com características de games, isto pq, alguém resolveu estudar o que havia nos games que os tornavam tão interessantes e como essas características poderiam ser aproveitadas em softwares comuns.
Há inúmeros exemplos de softwares comuns com características de game, e estas características são observadas principalmente em softwares para dispositivos móveis. Um exemplo que me recordo rapidamente é o Foursquare (espero que todos conheçam a fórmula do Foursquare para que eu não precise dar detalhes de como ele funciona), mas, basicamente você "desbloqueia conquistas" e você ganha "insígnias", isto torna o software interessante, indo além das suas características básicas e fazendo com que as pessoas busquem ir além do comum.
Então, acho que o Fórum iMasters precisa de Gamification... Podemos aqui abrir um processo de criação ou, simplesmente, uma tempestade de ideias de como isto pode ser viabilizado, criado ou desenvolvido (se é que já não existe algo pronto para o InvisionBoard, que também possa ser customizado).
Pois bem... a semente esta plantada. "Here we go!"
Discussão (15)
Carregando comentários...