Valor de um campo condicionado ao valor de outro campo
Olá amigos,
Estou desenvolvendo uma aplicação em Delphi para gerenciar o controle de Licença Prêmio da Escola onde trabalho. Funciona mais ou menos assim: a cada 10 (dez) anos de efetivo exercício profissional, o funcionário tem direito a gozar 6 (seis) meses de licença prêmio, pois é uma escola pública.
Pois bem, tenho um formulário com os campos tempo de serviço (currency) e período acumulativo (currency), onde
- se o valor constante em ***tempo de serviço*** for maior ou igual a ***0*** (zero) e menor que ***10*** (dez), então o campo ***período acumulativo*** irá receber ***0*** (zero);
- se o valor constante em ***tempo de serviço*** for maior ou igual a ***10*** (dez) e menor que ***20*** (vinte), então o campo ***período acumulativo*** irá receber o valor ***6*** (seis);
- se o valor constante em tempo de serviço for maior ou igual a 20 (vinte) e menor que 30 (trinta), então o campo período acumulativo irá receber o valor 12 (doze); e, por último
- se o valor constante em tempo de serviço for maior ou igual a 30 (trinta), então o campo período acumulativo irá receber o valor 18 (dezoito).
Resumindo:
Tempo de serviço = A;
Período acumulativo = B;
Então,
- Se A >= 0 e A < 10, então B:= 0;
- Se A >= 10 e A < 20, então B:= 6;
- Se A >= 20 e A < 30, então B:= 12; e
- Se A >= 30, então B:= 18.
Bem, talvez isto seja mais um problema de Algoritmo do que de Delphi, mas não estou conseguindo implementar uma coisa que parecia ser fácil.
Se alguém puder me ajudar, desde já ficarei enormemente grato.
Um abraço a todos.
Discussão (2)
Carregando comentários...