[Resolvido] Pc congelando com 10 a 15 minutos de uso
Olá galera, sou novo aqui e por favor moderadores, me desculpem se estou postando na área errada.
É o seguinte, a configuração do meu PC é razoável e desde que o comprei ele vinha apresentando defeitos (tela azul em um período de 1 a 2 meses), mas eu não me importei em ativar a garantia. De uns tempos para cá ele havia aumentado a frequência de tela azul a cada semana que passava, de 1 tela azul por semana para 10 telas azuis em 1 dia. No começo parecia normal, a tela azul ocorria e ao terminar de salvar o minidump o computador reiniciava sozinho. Por aumentar a frequência de telas azuis fui em um fórum gringo da microsoft para obter ajuda. Eles mandaram upar o minidump e então me disseram para atualizar a BIOS, atualizar alguns drives que estavam causando tela azul e etc. Então as telas azuis pararam. Após um periodo de 6 meses, elas voltaram porém com um error code diferente: MEMORY_MANAGEMENT causado por ntoskrnl32.exe (o que descobri recentemente também).
Essa nova tela azul não fazia o computador reiniciar, apenas ficava na tela azul mesmo após o minidump ser despejado corretamente. Após um período de 2 meses (atualmente), o computador parou de dar tela azul e simplesmente congela do nada. Pesquisei vários casos parecidos com o meu e não encontrei um que resolvesse então vim postar aqui. Eu realizei procedimentos como testar a memória usando o memtest68 (encontrei 300 erros em 2 verificadas do memtest, mas nada preocupante pois testei o mesmo pente em um computador de um amigo e o mesmo não apresentou nenhum erro).
E o problema foi só piorando: ao inicializar o computador, algumas vezes, a tela da BIOS não aparecia e ficava tela preta infinitamente (até eu resetar, é claro), e o mesmo acontecia com a GPU, porém, a tela de BIOS aparecia e depois ficava uma tela preta com uns riscos vermelhos e brancos na parte de cima da tela, os quais iam aumentando conforme o pc ficasse ligado. (Obs.: com ou sem a GPU, quando conseguia ligar o computador, sempre quando freezava, a LED do CPU não piscava, apenas ficava aceso). Então eu removi a GPU e após vários resets consegui entrar no modo de reparo de inicialização (sem a GPU), e reparei a inicialização do computador e consegui ligá-lo novamente, porém, o mesmo problema de congelamento permanecia.
Descartei a possibilidade de ser a RAM, a GPU e o HD. Amanhã vou testar na casa de um amigo a minha fonte no PC dele. Outro detalhe: descobri que meu gravador de CD/DVD aparenta estar danificado, pois tentei dar boot pelo CD do windows para reparar e o mesmo ficou na tela preta com a barrinha " _ " piscando.
Estou postando este tópico pois, por algum milagre, consegui entrar pelo modo de segurança com rede (o qual não está congelando o PC após grande tempo de uso). Desconfio que possa ser algum vírus, pois, algumas vezes ao iniciar o computador a tela da BIOS não aparecia, como já relatei neste tópico.
Desculpem pela formatação que ficou horrível, mas qualquer informação adicional que precisarem para solucionar meu problema eu disponibilizo.
Mais uma observação: Meu computador sofreu bastante quedas de energia devido aos ótimos serviços da copel na minha rua --'
Configurações do PC:
I3 3220 3.30ghz;
Mobo Gigabyte GA-B75M-D2V;
RAM DDR3 Kingston 4GB
HD 320GB (não lembro a marca)
Fonte MyMax 420W
Agradeço desde já.
Discussão (22)
Carregando comentários...