Como montar um servidor remoto de arquivos
Boa tarde a todos!
Gostaria de saber a melhor solução e sugestões para adequar a infra estrutura de uma micro empresa com 13 funcionários.
Cenário atual:
- Servidor Windows Server 2003 com domínio (AD) e servidor de impressão.
- Desktop antigo (enorme) com 500gb HD (pouco espaço).
- Internet da empresa de 30 mega.
- Os funcionários não usam nenhum tipo de serviço pesado como banco de dados.
- Atualmente Funcionários apenas usam o servidor para armazenar e recuperar arquivos.
- O servidor tem a função de Backup dos arquivos.
- Serviço de email feito pela locaweb.
- Não possui conexão remota. Acesso somente pelo TeamViewer , já que não fico lá fisicamente. Se o TeamViewer cai eu tenho que ir lá só para arrumar --'
- Grande quantidade de arquivos tais como (Excel, Word, Fotos, etc)
- Segurança fraca.
Mediante a tudo isso, acredito que está uma bagunça... Sou iniciante nesta parte, mas tenho vontade de aprender. Apreciaria muito a ajuda de vocês porque gostaria de aplicar melhorias.
Melhorias para cenário futuro:
- Se possível um servidor menor e mais moderno ou até mesmo um notebook (Nesse caso de um simples servidor, usar windows server ou linux??) como só funcionaria de backup e acesso de arquivos.
- Servidor de backup e acesso aos arquivos na rede local e Remotamente (para pesquisa e download caso funcionários estiverem em algum cliente) ou um Servidor de arquivos na nuvem sei lá, queria algo em que todos conseguissem acessar com suas devidas restrições, porem que fosse possível pela web também e eu conseguisse administrar isso.
- Servidor com segurança e confidencialidade, como no AD onde cada um tem sua restrição de acesso e edição.
Já ouvi FTP,VPN, Linux pfSense, FileServer, Windows Server Conexao remota, mas tenho dúvidas...
Bom, é somente isso, sei que é uma coisa simples, mas não sei por onde começar. A ajuda e sugestão de vocês valeriam muito para mim. Poderiam me indicar quais as melhores ferramentas e S.O. para esta solução?
Discussão (3)
Carregando comentários...