Multiplicar e somar dentro do while
Galera, estou com um probleminha que acho que só nao estou achando a logica, onde a listagem de vendas mostra os produtos que foram inseridos e pega a qtd e multplica pelo preco do produto, no final mostra o total da venda:
seguinte tenho duas tabelas: tb_vendas e tb_itens_venda
tb_vendas (idVenda, cliente, dataVenda)
tb_itens_venda(id, idVenda, idProduto, qtdProduto, valorProduto)
o que preciso é listar as vendas cadastradas e nesta listagem ele pegar os itens que foram gravados nesta venda, até aí tudo bem mais o problema é esse)
a listagem ficaria asssim:
id-venda ------ cliente ------ data --------- total
1 Ana maria 21-04-2015 ?//aqui é onde está o porem
2 José Lima 25-04-2015 ?
//tabela itens vendidos (simulacao)
idVenda -------- qtdProduto ---------- valorProduto
1 2 100,00
1 5 20,00
2 2 50,00
2 5 10,00
na tabela de vendas listo como acima as vendas, porem o total vem de outra tabela onde ele pega os produtos inseridos naquela venda pega a qtd * preco e soma todos os itens
codigos:
//lista as vendas cadastradas
$vendas = mysql_query("SELECT * FROM vendas ORDER BY dataVenda ASC")or die(mysql_error());
do{
//buscar os produtos desta venda
$calculos_venda = mysql_query("SELECT * FROM saida_estoque WHERE idVenda = '".$row_venda['idVenda']."'")or die(mysql_error());
while($row_calculo_venda = mysql_fetch_assoc($calculos_venda)){
$qtdPreco = $row_calculo_venda['qtdSaida'] * $row_calculo_venda['valorProduto']; //aqui ele está multplicando certinho
//simulacao do html
id-venda ------ cliente ------ data --------- total
1 Ana maria 21-04-2015 200 100 //do jeito que esta o codigo ele esta multplicando certo mais preciso somar tambem
2 José Lima 25-04-2015 100 50 // preciso que ele some 200 + 100 ou 100 + 50 apenas somar o total de cada idVenda
//tentei fazer isso => $total += $qtdPreco e dar um echo na coluna do total desta variavel $total mais se fizer isso ele soma todos os registros pois ja esta dentro do while que lista as vendas, em resumo ele faz o calculo das multplicacoes mais nao soma o total de cada id de venda.
} while($row_venda = mysql_fetch_assoc($vendas));
alguem tiver uma luz agradeco muito.
Discussão (3)
Carregando comentários...