MVC - Páginas dinâmicas
olá povo, eu não utilizo frameworks (porque não sei por onde começar), então dei uma pesquisada na internet sobre criar um "mini-framework" em MVC, porém em todos que vi, as views repetiam muito, o que quero dizer é, em todas as views, tinha <html>, <head>, <body, chamadas de arquivos js e css, etc. eu em todos os projetos que faço utilizo uma tabela no banco de dados que armazena as páginas e seu respectivo diretório, e não repito o header e o footer, somente o conteúdo, um exemplo simples:
if(file_exists($db->dirpage($_GET['pagina']))
include($db->dirpage($_GET['pagina']));
else
include("404.php");
e nessa página tenho SOMENTE a box que irá variar conforme o parâmetro passado na URL, o ponto que quero chegar é, como não repetir elementos HTML "fixos" nas views do modelo MVC.Pensei de duas maneiras:
1 - Criar no diretório de views tres arquivos, header.php (tudo acima do body), cont-top.php (tudo abaixo do body até a box que varia o conteúdo), cont-bottom.php (tudo abaixo da box que varia conteúdo até </html>) e nas views chamar algo como:
www/app/views/alguma_pagina.php
include("header.php");
include("cont-top.php");
echo "Conteúdo da página";
include("cont-bottom.php"); 2 (acredito nao ser correto, por isso vim aqui) - na minha index, criar a index normalmente, não só aquele PHP, e onde o conteúdo varia dar o run(), algo assim:
www/index.php
<html>
...
<body>
...
<div id="conteudo">
<?php
$system = new System;
$system->run();
?>
</div>
...