Quanto cobrar por um site?
Olá pessoal, comecei recentemente nessa área de Desenvolvimento Web e adquiri alguns conhecimentos fazendo cursos online, vendo vídeo-aula, lendo, estudando e sempre praticando. Fiz um site bem simples para o meu pai, ele adorou, achou aquilo muito fantástico e me recomendou para um amigo dele que está montando uma empresa e quer um site pessoal, com as informações da empresa, fotos e formulário de contato que daria mais ou menos de 4 até 6 páginas.
Gostaria de saber quando devo cobrar por um site com base nas informações que passei, lembrando que é o primeiro site que irei fazer e não tenho nenhuma noção de preços, se devo cobrar por horas, páginas, falar um valor ao cliente antes de iniciar o projeto ou até mesmo fazer o projeto e no final determinar um preço (coisa que eu acho difícil no mercado, pois a maioria dos clientes querem saber o valor do produto antes de comprar/contratar). O amigo do meu pai já mandou uma mensagem para ele perguntando quanto eu cobraria pra fazer o site dele, e meu pai mandou meu número pra ele entrar em contato comigo mais tarde. Então pessoal, quanto devo cobrar? quais as "coisas" que devo cobrar num desenvolvimento de um site? E se ele pedir imagens, logotipos (irá pedir pois ele não tem), quando devo cobrar? E a hospedagem/dominio, como deverá ser cobrada? Manutenção do site? Por favor, peço que me ajudem nessas questões, é o meu primeiro "cliente".
Discussão (13)
Carregando comentários...