Carregar dados do banco de dados em variavel
Olá pessoal, tenho um bom conhecimento de visual basic dentro do excel. Iniciei um novo projeto e estou aprendendo a trabalhar com o visual studio, o que acabou me forçando a utilizar banco de dados (access).
Bom nunca trabalhei com banco de dados no visual basic, fato esse que está me gerando grandes dificuldades. Minha duvida de hoje talvez seja simples pra vocês porém para mim está sendo muito dificil.
Basicamente é o seguinte:
tenho uma formulario principal que quando é iniciado apresenta uma area para login no sistema, e quando realizado o login, é exibido o menu do programa.
até ai tudo bem, pois seguindo alguns tutoriais que encontrei e consegui o sistema de login funcionar.
Porém no meu banco de dados tenho as seguintes informações "usuario, senha, nome e Nivel de acesso"
no codigo que criei ele verifica se o usuario e senha estão certos e passa a exibir o menu principal
o que preciso agora é que ele exiba ainda os dados do campo nome em uma label e também o nivel de acesso em outra label.
Porém não faço a menor ideia de como capturar essas informações e exibi-las nas labels.
Meu codigo é o seguinte
Private Sub cmd_entrar_Click(sender As Object, e As EventArgs) Handles cmd_entrar.Click
Dim conexao As New OleDbConnection
Dim comandos As New OleDbCommand
Dim consulta As OleDbDataReader
conexao.ConnectionString = "Provider=Microsoft.jet.OLEDB.4.0; DATA SOURCE=C:\Users\Rafael\Documents\Loja\Programa\VB.net\Same 1.0 - Alpha\same_database1.mdb;"
conexao.Open()
comandos.CommandText = "SELECT * from usuarios where usuario='" + tb_usuario.Text + "' And senha='" + tb_senha.Text + "'"
comandos.Connection = conexao
consulta = comandos.ExecuteReader
If consulta.HasRows Then
quadro_login.Visible = False
MainMenuStrip.Visible = True
Else
MsgBox("Usuário e/ou senha invalidos.")
End If
conexao.Close()
End SubDiscussão (6)
Carregando comentários...