Diretivas para criar um sistema multiempresas/clientes
Boa noite pessoal, gostaria de solicitar a opinião de quem entenda do assunto.
Estava meio afastado da área (criação de sistema online), foquei por muito tempo na criação de sistema desktop e agora estou querendo encarar outro projeto. Não peço que me ensinem a fazer, só que me forneçam o caminho das pedras.
Iremos criar um sistema online, acessado pelo navegador, usando PHP e MySql, este sistema irá funcionar como se fosse uma "loja virtual" pronta, onde o usuário irá acessar, criar sua conta e utilizar através de um subdominio ou uma pasta no final da url. Tenho duas duvidas centrais.
1 - Usar o mesmo banco de dados para todos os clientes ou criar um script para criar um novo banco de dados para cada cliente cadastrado? Acredito que seja a primeira opção mais viável devido a atualização e manutenção das coisas, mas sei lá.
2 - Como fazer para que não seja necessário transferir todo sistema para uma pasta diferente toda vez que o cliente se cadastrar, exemplo: www.meusistema.com.br/cliente1 - www.meusistema.com.br/cliente2, etc. Cada cliente que se cadastrar terá a sua url acessando apenas as suas coisas sem necessáriamente ter que informar um codigo ou login. Como se fosse aquelas lojas virtuais que você se cadastra e ja sai usando com seu subdominio ou sua pasta no final da url.
Peço que me orientem o caminho das pedras, como pesquisar no google sobre estes assuntos ou até mesmo ideias iniciais de como desenvolver.
Desde já agradeço.
Discussão (3)
Carregando comentários...