Order by Month e comparar porcentualmente cada mes
Olá pessoal,
Estou com uma pequena dúvida de como realizar a seguinte tarefa:
Em meu BD tenho a tabela VENDAS com diversas colunas, entre elas - as que interessam nesta minha dúvida - possuo valor e data.
Imprimir dados:
A impressao de dados consigo tranquilamente através de uma busca por faixa de datas através do WHERE data BETWEEN...
Na query aplico SUM() na coluna vendas e então agrupo a soma por mês através do GROUP BY MONTH(data)
E então aplico um _FETCH_ARRAY() para listar todos os resultados tendo uma saida assim:
Mês || Valor
Janeiro || $ 10.000
Fevereiro || $ 15.000
Março || $ 20.000
A necessidade:
Tendo essa lista de valores agrupados por mês, eu preciso demonstrar a porcentagem de diferença de um mes para outro ficando desta forma:
Mês || Valor || Variação
Janeiro || $ 10.000 || 0%
Fevereiro || $ 15.000 || 50%
Março || $ 20.000 || 33,33%
Tendo em vista que essa sera uma busca com resultado "dinamico", uma vez que o usuario podera aplicar qualquer faixa de data, alguém consegue me fornecer um caminho/ideia de como posso realizar essa tarefa?
Vale ressaltar que fazer a conta eu sei rs ((mes_novo - mes_anterior)/mes_anterior)100 - O que eu não sei é como aplicar isso na while *de resultados
Moderadores:
Se for o caso, pode direcionar o topico para a área de PHP - já que minha programação é em PHP - caso não seja uma dúvida pertinente a somente MySQL
Discussão (3)
Carregando comentários...