[Resolvido] Segurança para requisições PHP
Olá, estou com mais uma dúvida sobre segurança. Estou iniciando um projeto de desenvolvimento e ando preocupado com a segurança das minhas requisições.
Exemplo: Tenho uma tela para editar um pedido já criado. Obviamente, esse pedido tem um ID como chave primaria no bando de dados. O que eu faço atualmente:
Na tela de edição de pedido, tenho um <input type="hidden" name="pedidoID" value="13"> por exemplo.
Aí quando mando o "submit" ele vai pra outra tela, e com base nesse pedido "13" o sistema fazer as alterações necessárias no banco de dados e etc. Em outras telas, faço algo parecido mas através de Ajax. Legal, funciona, mas ao usar esses inputs dessa forma é uma brecha de segurança certo? Pois alguém mal intencionado pode facilmente localizar e alterar o numero do pedido, causando uma alteração errada no banco de dados.
Fiz uma breve pesquisa sobre segurança em PHP, e pensei em duas coisas:
Fazer uma HASH de mão dupla para o valor do ID, que acredito que dificultaria um pouco a possibilidade de alguém alterar.
Ou utilizar $_SESSION["pedidoID"] que penso ser mais seguro para ocultar o valor do ID de um pedido. Porem, utilizando $_SESSION["pedidoID"] ficaria dificil, ou impossível de fazer algumas requisições via Ajax.
Foi o que eu consegui pensar.
Alguém com experiência em PHP pode me dar uma orientação sobre como trabalhar melhor com segurança nesse caso?Discussão (4)
Carregando comentários...