Opinião sobre ferramenta de otimização de trabalho 'framework'
Boa noite amigos!!
A um tempo já, eu venho trabalhando na construção de um sistema de gestão contábil para uma empresa aqui de Curitiba, e foi me dado a liberdade de fazer o que eu quiser com o código fonte, desde que o sistema opere kk, e dentro desse sistema, reparei que iriam existir muitos, mas muitos mesmo, formulários com eventos de resposta com ações especificas, e nisso, pensei em desenvolver uma ferramenta que agilizasse minha vida, então pensei em fazer alguma coisa que interagisse diretamente entre HTML e MySQL sem ter que ficar escrevendo coisas repetitivas infinitas vezes, e nisso cheguei em uma espécie de framework, onde só com formulário, eu conseguia interagir com o banco de dados sem escrever uma linha a mais em php ou JS, é uma ferramenta bem especifica, mas destaquei ela do meu sistema, e converti em algo mais global, e acrescentei uma função (ainda muito básica) para gerar estruturas de tabela para o mysql tomando como base o formulário (Escrevi esse textão pra tentar explicar mais ou menos o que isso faz).
Cheguei nisso:
https://github.com/AnthraxisBR/easyVIDB/
De forma bem rudimentar ainda, mas só é necessário fazer algo como isso:
<div class="row easy_form"
data-param='false'
data-object='false'
data-compose-layers-num='1'
data-form-type='nom_composed'
data-form-interaction='insert'
data-secondary-layer-interaction='false'
data-secondary-layer-relationship='false'
data-form-name='users'
data-secondary-layer-form-name="false">
<div class="col-md-12 form-group">
<label>
Usuário <span class="symbol required"></span>
</label>
<div class="input-group">
<input class="form-control input_field" data-input-type='undefined' data-field='user_name' data-field-layer='1' name='user_name'type="text">
<div class="input-group-btn">
<button tabindex="-1" class="btn btn-default submit_easy_form" type="button"><i class="fa fa-save"></i> Salvar</button>
</div>
</div>
</div>
</div>
E o formulário interage com o banco de dados de acordo com os parâmetros inseridos, não preciso escrever nada em JS, nada em PHP, e dando o comando [give_me_table_structure] dentro dos inputs, ele me da a estrutura da tabela(ainda bem rudimentar) para executar e criar ela no bando de dados.
Se alguém, achar interessante, e quiser dar um olhada, e indicar pontos em que possa melhorar , ou até quem sabe dar um força, coloquei tudo no github, a descrição mais detalhada do funcionamento está na index.php, e a descrição dos parâmetros está dentro do arquivo 'easyFormConstructor.php' e no 'easyValidate.js', é só baixar e rodar, mas só coloquei apenas dois exemplos, praticamente todas as linhas estão comentadas indicando o que cada coisa faz.
Pretendo melhorar isso até que se torne algo usual não só pra mim, e seria muito bom um feedback hehe.
Desde ja obrigado
PS: Tem uma outra parte que é responsável por trazer os dados do banco, e usar a view para exibir tabelas, listas, textos, e inputs de formulários pré formatados pra funcionarem nesse framework, também, apenas dando os parâmetros no html, e o js interage com o php fazendo o resto, mas ainda não consegui destacar essa parte do sistema.Discussão (0)
Carregando comentários...