Melhor prática? criam campo Total ou fazer um join sum()?
Olá pessoal , sempre nas minhas tabelas nunca criei campo Total, nos casos tipo... tabela_venda e tabela_pedidos, o que eu faço é um join somando os campos valor*quantidade
daí é criado um campo "temporario" (Total)... correto?? pois bem, agora programando em java (spring) + JPA me deparei com problemas na hora de criar minhas classes anotadas como @Entity, pois esse campo "temporario" ta difícil de manipular na classe, pois na hora de persistir no banco ele o "JPA" tenta gravar esse campo "Total" tbm. Existe uma tag @transient que inibe essa persistência no banco, ele retira da serialização, porém tbm nao consigo visualizar o conteúdo dele na view (no HTML), ou seja, ele nao carrega nos métodos get() vem sempre null!!
sei aqui é relacionado a banco de dados e acabei falando mais da linguagem do que o próprio banco, mas voltando ao assunto...
Vocês preferem criar o campo Total da tabela e assim ter a preocupação de sempre atualizar o campo ao incluir ou editar um valor da tabela Pedidos , ou preferem fazer um JOIN executando um SUM(), dessa forma nao precisando se preocupar com atualizações na tabela Vendas????
>
Citação
Certamente com o Join perco um pouco de performance, ou outro lado tenho a preocupação de ta atualizando o campo (total)
com o zendFramework (PHP) eu nao tinha problema nenhuma fazia o que queria "mandava e desmandava" mas no "Spring" a coisa mudou!!
Qual a preferencia de vcs!! ??
obrigado!
Renato Muniz.
Discussão (5)
Carregando comentários...